Entre Batatas e Livros

Autor do best seller “Ártemis Fowl” lança “Pânico na Biblioteca”
Adriana Crisanto
adriana@jornalonorte.com.br
O autor do best seller Ártemis Fowl, o irlandês Eoin Colfer, acaba lançar “Pânico na Biblioteca” (Editora Record, 96 págs. R$ 19,90), uma bem humorada estória de Eduardo e seu irmão Marcos que não gostam de ler e são condenados a passar as férias na Biblioteca de sua cidade ao lado de Dona Batata, uma bibliotecária de voz doce, com coque no cabelo que se revela um monstro quando alguém se atreve a fazer baderna no seu ambiente de trabalho.
A pequena obra, apesar de ser indicada para o público pré-adolescente, conquista até os adultos. O livro vem todo ilustrado com as cenas dos moleques Marquinhos e Duda que de tanto arrumarem confusão em casa acabam tendo o pior de todos os castigos do mundo. Além do temor da bibliotecária Dona Batata os garotos temem morrer de tédio, cercados por tantas obras e autores que desconhecem.
Em pouco tempo de estádia na biblioteca Marquinhos e Duda descobrem que as tardes na biblioteca parece ser um programa divertido. Num mundo cada vez mais descartável, a narrativa do livro segue o melhor estilo de James Bond, uma mistura de comédia e mistério, que de certa forma concentra grande poder de leitura e imaginação.
A obra é uma boa oportunidade para os pais e educadores despertarem nos filhos o gosto e o amor pelos livros, coisa que o autor Eoin Colfer faz de forma extremamente divertida.
“Pânico na Biblioteca” foi publicado com os direitos para o cinema e logo comprado pela Miramax, no qual tem um projeto de ter como personagem principal o ator Cameron Diaz, no elenco. O filme sofrerá algumas alterações e contará a história de uma família para lá de movimentada, com cinco irmãos muito levados e amigos cheios de planos infalíveis.
O autor Eoin Colfer se tornou conhecido ao publicar o romance “Benny and Omar”, que acabou virando best seller na Irlanda, e Artemis Fowl primeiro livro com o brilhante e jovem anti-heroi que acabou se tornando sucesso internacional. Com a mesma obra ganhou o WHSmith de Livro Infantil do Ano na escolha popular e do Livro Infantil do Ano do British Books Awards.
Sobre o autor – Colfer nasceu e foi criado na cidade litorânea de Wexford, localizada no sudeste da Irlanda. Começou a escrever algumas peças muito cedo, obrigando a seus colegas de turma a se vestir de vikings arruaceiros. Passou um tempo sem escrever e quando adulto, encorajado pela família, voltou a ter contatos com as escrita para adolescentes.

Serviço:
Pânico na Biblioteca
Autor: Eoin Colfer
Tradução: Ryta Vinagre
96 páginas
Editora Record
Preço: R$ 19,90