Paraibanos no Oscar


Foto: Divulgação - Atriz Zezita Matos (meio) no elenco do filme

O longa-metragem “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido pelo estreante pernambucano Marcelo Gomes, é um dos filmes que estão na lista dos indicados pelo Ministério da Cultura para disputar uma indicação ao Oscar 2006 de melhor produção em língua estrangeira.
"Cinema, Aspirinas e Urubus" conta a história de dois viajantes que, em 1942, introduzem o cinema em empobrecidos e pequenos municípios do nordeste brasileiro. Os dois empreendedores, um alemão que foge de seu país durante a II Guerra Mundial e um brasileiro que tenta fugir da seca que afeta o nordeste brasileiro, não só levam o cinema as pessoas que nunca tinham sonhado com a novidade, como também oferecem a seu público aspirinas, que apresentam como um remédio "milagroso".
Para surpresa de alguns estão em cena cinco paraibanos. Entre eles as atrizes Zezita Matos e Verônica Cavalcante, e os atores Nanego Lira, Mano Fialho, além da participação especial de Fernando Teixeira e Humberto, que apesar de terem gravado, não tiveram as cenas selecionadas, mas que aparecem nos créditos do filme.
A atriz Zezita Matos, que faz apenas uma ponta neste filme, desponta neste longa como uma senhora vendedora de galinhas, que pega carona no caminhão do vendedor de aspirina. Zezita diz que apesar de ter sido uma participação pequena ficou muito feliz com a sua atuação. “Foi uma surpresa para todos. E pelo Marcelo Gomes, que apesar de muito jovem é um diretor tranqüilo que merece chegar onde está chegando”, disse Zezita Matos que também faz outra participação no filme experimental “O Céu de Suelli”, onde interpreta a avó da personagem principal do filme.
Na opinião de Zezita Matos, um dos aspectos intrínsecos do filme é que ele apresenta para o público não apenas o nordeste sofrido da seca, mas aspectos que até então ninguém havia observado, como a fuga de estrangeiros para o nordeste do Brasil, uma vez que só se pensava que estes migravam apenas para o sul e sudeste do Brasil.
O júri, escolhido pelo próprio Ministério de Cultura, foi integrado por seis representantes do Governo e da indústria cinematográfica. O filme de Marcelo Gomes venceu o favorito em pesquisas realizadas por meios de comunicação. Os outros filmes que disputaram a candidatura brasileira ao Oscar foram: "Árido Movie", de Murilo Salles; "A Máquina", de João Falcão; "Bens Confiscados", de Carlos Reichenbach; e "Cafundó", de Paulo Betti e Clóvis Bueno.
Também se inscreveram na disputa "Depois daquele Baile", de Roberto Bontempo; "Doutores da Alegria", de Mara Mourão; "Estamira", de Marcos Prado; "Irma Vap - O Retorno", de Carla Camurati; "O Maior Amor do Mundo", de Cacá Diegues; "Tapete Vermelho", de Luiz Alberto Pereira; e "Vida de Menina", de Helena Solberg.
É neste cinema para sonhar e nesta aspira para dor que o cinema brasileiro persegue a estatueta que deverá ter sua solenidade de entrega direto de Beverly Hills, Califórnia. Na internet e nas agências de notícias já estão circulando o nome dos principais indicados para receber a estatueta mais cobiçada do mundo do cinema. Um dos filmes que lidera as indicações de melhor filme é "O Segredo de Brokeback Mountain" e ainda: Capote, Crash – No Limite, Boa Noite e Boa Sorte, Munique.
Na categoria de melhor ator estão concorrendo: Philipe Seymour Hoffman (Capote), Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain), David Strathairn (Boa Noite e Boa Sorte), Joaquin Phoenix (Johnny e June), Terrence Howard (Ritmo de um Sonho).
Concorrendo ao prêmio de melhor atriz estão na lista: Reese Witherspoon (Johnny e June), Judi Dench (Sr. Henderson Apresenta), Felicity Huffman (Transamerica), Charlize Theron (Terra Fria), Keira Knightley (Orgulho e Preconceito). Na categoria de melhor diretor concorrem: Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain), George Clooney (Boa Noite e Boa Sorte), Steven Spielberg (Munique), Bennett Miller (Capote).
Entre os filmes estrangeiros estão: Paradise Now, Don't Tell, Joyeux Noël, Sophie Scholl: The Final Days, Tsotsi. Na categoria melhor documentário estão concorrendo: A Marcha dos Pingüins, Street Fight, Murderball, Enron: The Smartest Guys in the Room, Darwin's Nightmare e outras tantas categorias. A lista completa dos indicados pode ser acessada através do endereço eletrônico: http://br.yahoo.com/oscar/indicados.html.
Adriana Crisanto