Paraibano arrebata prêmio no "IX Troféu São Paulo Capital Mundial de Gastronomia"


O professor paraibano e chef Carlos Manoel Ribeiro foi o primeiro colocado no “IX Troféu São Paulo Capital Mundial de Gastronomia”, prêmio instituído pela Câmara Municipal de São Paulo, em que elege os melhores trabalhos jornalísticos sobre a gastronomia na capital paulista.
O chef Carlos Ribeiro levou o primeiro prêmio especial de televisão com seu programa "Chef Itinerante", com a matéria sobre os "Chefs Especiais", projeto idealizado por Marcio Berti voltado para crianças portadoras de síndrome de Down. “Produzi essa reportagem antes mesmo da novela das 8 horas entrar no ar e abordar sobre os portadores da síndrome”, comentou feliz da vida o paraibano que foi professor do curso de comunicação social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na década de 1990.
O programa vai ao ar pela Rede Mundial de Televisão (RedeTV). É um quadro dentro do Programa Vida Plena que é exibido nas quartas e sextas-feiras, a partir das 10h00, e que em João Pessoa pode ser visto através do canal de televisão a cabo Big TV. Carlos contou que no ano passado tentou concorrer ao prêmio, mas não aconteceu.
Uma das vencedora da noite também foi à revista "Prazeres da Mesa", premiada em várias categorias, inclusive de melhor revista de gastronomia. Na categoria reportagem o prêmio foi para a jornalista Helena Jacob da Destak.
Carlos Manoel Ribeiro é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e professor dos cursos técnicos e de pós-graduação da Hotel São Paulo (Hotec). Lecionou em importantes instituições de ensino, a exemplo da Anhembi Morumbi, Faap e Senac. Atualmente dá aulas na Escola de Belas Artes lecionando na pós-graduação da Hotec e Viander Casa de Gastronomia, além de ser o chef da cozinha do restaurante Mamarana.
Foi professor visitante e palestrante da Universidade Sagrado Coração (Porto Rico), Escola de Hotelaria St. Paul de Mer (Barcelona), Universidade do México, Universidade de Sophia e Osaka. É autor da série de livros sobre gastronomia, editados pela Hotec, sobre a história e a cultura da gastronomia, o aspecto cultural da cozinha contemporânea, panificação, confeitaria, estrutura, funcionamento e higiene das cozinhas.
Em João Pessoa, sua cidade natal, implantou o cardápio do Restaurante Tamarindus, ministrou aulas no curso de gastronomia e nutrição da Faculdade de Ciências Médicas.
Adriana Crisanto
Repórter
Fotos: arquivo do autor.
Mais informações na página:
Matéria publicada no jornal O Norte em novembro