Análise global do ensino superior



Uma publicação contendo a análise global sobre o ensino superior acaba de ser lançado pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso). Trata-se de “Escenarios mundiales de la educación superior” (Campus Virtual), que consiste em uma série de ensaios sobre a questão do ensino superior no mundo.
O livro foi organizado pelo cientista social Francisco López Segrera e conta com ensaios de educadores de várias partes do mundo que analisam e fazem estudos de casos a cerca da educação. Entre os ensaístas escrevem os professores: Raúl E. Porras Lavalle, Cristina Karen Ovando Crespo, Cristina Helena Almeida de Carvalho, Lucía Graciela Riveros de Jornet, Milcíades Vizcaíno G., Jorge Cardelli Fernando Luis Neciosup La Rosa e professor Jorge Fernando Hermida da Universidade Federal da Paraíba.
Os ensaios tratam sobre a complexidade da sociedade, os desafios que sofrem a educação superior e os extraordinários avanços no conhecimento e nas novas tecnologias de comunicação e informação, e conferem especial atenção para debates que tratam sobre a problemática do nível educativo superior e sugere que haja uma educação superior mais estratégica, que possa definir o seu lugar num mundo completamente globalizado, com mercados abertos, em nível terciário nos sistemas educativos.
A publicação é uma boa contribuição para reflexão sobre o papel que a educação se destina a cumprir na sociedade do conhecimento, da informação e da aprendizagem. A obra aborda, em linguagem rica e profunda, dez temas chaves para compreensão dos desafios que atualmente enfrenta a educação superior: globalização e educação superior, história e missão da universidade, acesso, expansão quantitativa e massificação, autonomia e reformas, cooperação internacional e internacionalização e outros. As análises são um valioso aporte para o enriquecimento do debate a cerca do futuro da educação superior no mundo.

Serviço:
Análisis global y estudios de casos

Francisco López Segrera (organizador)
Campus Virtual
Argentina, Buenos Aires, Clacso
320 pág.