Filosofia Contemporânea em dicionário


O professor de Filosofia, Oswaldo Giacoia Júnior, acaba de lançar pela Editora Publifolha seu “Pequeno Dicionário de Filosofia Contemporânea” (2007, 184 págs. R$ 29,90). Prático e dinâmico a obra fornece verbetes esclarecedores sobre filosofia contemporânea.
A obra faz parte da coleção de bolso da editora “Folha Explica – Filosofia” que já publicou “A Democracia” e “A República” de Renato Janine Ribeiro e Adorno de Márcio Seligmann Silva.
No prefácio o autor explica que a idéia do dicionário foi oferecer ao público leitor, não necessariamente especializado em filosofia, uma obra básica de referência, atualizada, de consulta fácil, rápida, que verse sobre temas, problemas e conceitos fundamentais desse período da história da filosofia.
Os verbetes não são abrangentes e exaustivos, mas trazem esclarecimentos necessários aos termos da filosofia contemporânea. Sobre o moderno e o contemporâneo, o autor explica que alguns autores entendem por contemporâneo o período que se estende do século 19 até a atualidade e reservam a designação de modernos, preferencialmente, para os pensadores cujas obras se situam entre o final do século 16 e final do século 18.
O critério para inclusão dos verbetes está vinculado as indagações filosóficas, às pesquisas e resultados oriundos de outros domínios do conhecimento científico, tantos das humanidades quando das ciências formalizadas e naturais, na firme convicção de que o diálogo com as ciências e as artes, a história e a política, constituem não apenas uma característica da filosofia.
O escritor Oswaldo Giacoia Júnior é autor do livro “Nietzsche”, em que mostra porque é impossível se colocar à altura dos principais temas e questões do nosso tempo sem entender o pensamento de Nietzsche, um dos pensadores mais provocativos da filosofia moderna.

Sobre o autor
Oswaldo Giacoia Junior é professor livre-docente do Departamento de Filosofia da Unicamp. Formado em Direito pela USP, é mestre em Filosofia pela PUCSP, doutor em Filosofia pela Freie Uinversität Berlin e professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor de 'Nietzsche' (2000), da coleção Folha Explica, 'Os Labirintos da Alma' (1997), 'Nietzsche & Para Além de Bem e Mal' (2002) e 'Sonhos e Pesadelos da Razão Esclarecida' (2005), escreveu também muitos ensaios sobre temas de ética e filosofia contemporânea, em revistas especializadas do Brasil e do exterior.

Serviço:
Título: Pequeno Dicionário de Filosofia Contemporânea
Autor: Oswaldo Giacóia Júnior
Edição: 1a. edição, 2006
184 páginas
Preço: R4 29,90

Adriana Crisanto
Repórter
Foto: divulgação
Matéria publicada no caderno Show do Jornal O Norte