Música para Pen Drive

Acredito que a onda da pirataria musical e cinematográfica só chegará a seu fim quando todas as pessoas tiverem acesso primeiramente a educação e conseguirem acompanhar toda a evolução das ferramentas tecnológicas de som e imagem. Enquanto isso não acontece vamos continuar a disputar nossas calçadas e ouvidos com a infinidade de carrinhos que circulam pelas cidades.

Aqui na redação os áudios vindos da internet não podem ser escutados. Em casa acessei a página dos irmãos “White Stripes” que estão lançando o novo single “Icky Thump” (Batida de Icky). A indicação foi de um amigo e lá encontrei uma versão do novo CD, em formato Aple Lossless em pen drive de 512 mega, com ilustração de Jack e Meg White como se fossem as bonecas russas matryoshka.

Essa não é a primeira vez que a música vai para novas ferramentas eletrônicas. O álbum Exodus, de Bob Marley, também passou a ser vendido em pen drives, em edição limitada. O novo brinquedo musical do White Stripes é salgado e custa US$ 57,50 cada uma ou as duas por US$ 99. Os fanáticos por coisas eletrônicas devem correr para comprar a novidade, pois a edição é limitada e só encontrada no site da banda que também vende o CD normal por 15 dólares. O disco sairá no dia 19 de junho e foi gravado em apenas 13 semanas no estúdio de Nashville nos Estados Unidos.

Com as novas ferramentas de tradução na internet descobri que o disco foi gravado primeiro no sistema analógico e depois passado para internet. O single traz a canção “Whole lotta love” (Amor inteiro do lotta) na abertura, uma música composta com muitas distorções. Uma outra música que pode ser baixada é ''You don't know what love is - just do as you're told” (Você não sabe que amor é - faz apenas enquanto você é dito) com uma introdução de Ziggy Stardust, de David Bowie.

Outra faixa que pode ser escutada é a terceira chamada “300 M.P.H que vertida para o português significa “300 bues torrential do outpour do M.P.H.”, que tem início com um violão e uma espécie de batida eletrônica ou caixa de efeitos. O som do Icky Thump se parece com algo produzido dos anos 70 e tem por incrível que pareça uma energia diferente.

O critico de música, Rodrigo James, que escreve para a revista Alto-Falante diz que os Stripes são pródigos em utilizar a mídia da forma correta para propagarem não somente sua música, mas um certo estilo de vida diferente. A banda esteve no Brasil em 2005 quando propagaram o casamento de Jack e fizeram show no Teatro Amazonas.

A música do White Stripes é uma mistura de música contry com rock ao estilo anos 70. O duo norte-americano é responsável por emplacar no Brasil o hit “Seven Nation Army” (Exército de sete nações) e conquistar uma legião de fãs no mundo todo com o disco Elephan. O som da dupla vai além das categorias mencionadas e da complexidade de Jack e Meg White. Escute e forme sua opinião.

O que é o Pen Drive? - Consiste em uma memória USB Flash Drive, que ficou popularmente conhecida com Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 64 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada.

Essa nova ferramenta só pode ser utilizada caso seu computador tenha entra para ele. Na versão Windows XP o usuário pode introduzir o dispositivo e logo aparecerá a caixa com os arquivos, caso o usuário esteja utilizando programa antigos tipo windows 98 terá que instalar o dispositivo para ter acesso aos arquivos.

Adriana Crisanto
Repórter
adrianacrisanto@gmail.com
adriana@jornalonorte.com.br