Tim Festival confirma atrações internacionais

Estão confirmadas para edição do Tim Festival 2007 a banda britânica Arctic Monkeys e as americanas The Killers e Juliette & The Licks. A exemplo do ano passado, o festival acontecerá em quatro cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Vitória.

E na semana passada a organização do festival confirmou a presença da cantora islandesa Björk. Ela nasceu em 1965, na cidade de Reiquiavique, capital do país. Björk Guðmundsdóttir foi a primeira artista pop islandesa a vencer as barreiras geladas de sua terra natal e alcançar projeção internacional. Cantora, compositora é também atriz de vez em quando. Atuou no filme ‘Dançando no escuro’, de Lars von Trier, no qual também assinou a trilha sonora, lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 2001. Ela liqüidifica influências que vão do pop ao folk, do eletrônico ao clássico, do jazz ao rock alternativo. O resultado de suas criações a transformou em uma das mais instigantes artistas do pop atual.

De acordo com a assessoria do evento, Björk mostrará as músicas inéditas de seu sexto disco solo, ‘Volta’ - cujo nome batiza a turnê iniciada em abril passado –, além de outras de trabalhos anteriores.

O evento, que já imprimiu sua marca, no Rio de Janeiro ocorrerá mais uma vez na Marina da Glória. Em São Paulo os shows acontecem no auditório do Ibirapuera e na Arena Skol Anhembi. Na cidade de Vitória (ES), a versão compacta do festival acontece no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Curitiba no bucólico cenário da pedreira Paulo Leminski.

A banda Juliette & The Licks surpreendeu a cena rock em 2003 ao revelar para o mundo um lado inesperado da atriz norte-americana Juliette Lewis, consagrada em filmes como ‘Cabo do Medo’, ‘Assassinos por natureza’ e ‘Kalifornia’ e hoje conduzindo uma bem-sucedida carreira de cantora à frente do seu próprio grupo.

Já as bandas “Arctic Monkeys e The Killers” surgiram em 2002 e se firmaram como grandes revelações do rock alternativo, com rápida ascensão na lista das mais executadas e vendas de discos ultrapassando a casa dos milhões.

As mudanças do festival ainda não foram anunciadas. O Tim Festival é um dos poucos que salva a tradição de festivais no Brasil e põe o país em contato com as atrações internacionais de peso. Desde que ressurgiu o festival trouxe para o público brasileiro um total de 136 atrações, sendo 44 nacionais e 102 estrangeiras, de 17 nacionalidades diferentes.

Já circularam pelo festival nomes como: Beastie Boys, The Strokes, Wilco, Brian Wilso e Diplo. A intenção dos organizadores é manter o público antenado com o que existe de mais novo na música nacional e internacional e assim antecipar tendências.


Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Matéria publicada no caderno Show do jornal O Norte.