Novo mergulho poético de Lúcia Wanderley


“Mergulho” é mais um livro de poesias que será lançado neste domingo (19), a partir das 19h00, no Centro Cultural de São Francisco, dentro da programação da primeira edição do Festival Pessoense de Literatura, o 1o Agosto das Letras, que teve início na última sexta-feira (17) com a oficina de kaikai, com Alice Ruiz do Paraná.
O livro de poesia é de autoria da psicóloga Maria Lúcia Wanderley. Trata-se de um livro duplo, partilhado com o romance “Pirilampos Cegos” de Roberto Menezes. Nele estão contidos 40 poemas escritos em várias fases da vida da autora.
De acordo com Lúcia Wanderley, que nasceu na região das Espinharas, sertão da Paraíba, o gosto pela poesia veio muito cedo. Quando era criança costumava escrever poesias nas folhas das árvores. “Também sempre fui incentivada por meu pai que dizia que eu tinha uma letra linda”, comentou.
A primeira publicação em um concurso de poesia aconteceu no ano 1978, no Centro Cultural de Patos (PB), onde obteve o quatro lugar e ainda recebeu medalha de prata. Dez anos mais tarde publicou um poema em uma coletânea do Sebo Cultural (1988).
Participou do concurso literário da Associação Paraibana de Imprensa (API) e ficou com o segundo lugar com o poema “Tédio”, publicado na coletânea com mais outros dois poemas. Desde de 2005 que ela participa do FestCampos de Poesia Falada no Rio de Janeiro e neste mesmo ano foi classificada para as semi-finais como poema “Ponho-me Poeta”, publicado mais tarde no Correio das Artes, juntamente com “Espelho”.
No ano passado Lúcia Wanderley foi convidada para fazer parte do mesmo festival desta vez com edição em Campos dos Goytacazes, onde ficou entre os dez finalistas do evento de poesia recitada.
Paralelo as atividades profissionais ela coordena o “Caldo Cultural” do Espaço Psicanalítico, um evento cultural que acontece a cada três meses. Na opinião da autora, a arte, cultura e psicanálise são coisas que se entrelaçam e que fazem parte de sua vida.

Serviço:
Lançamento: Mergulho (poesia)
Autora: Maria Lúcia Wanderley
Domingo (19)
Hora: 19h00
Local: Centro Cultural de São Francisco – centro histórico.
Adriana Crisanto
Repórter
Foto: Sandoval Nóbrega
Matéria publicada no caderno Show do jornal O Norte, em agosto de 2007.