Professor da UFPB lança livro sobre Educação Infantil nos Estados do Maranhão e Piauí


O professor doutor Jorge Fernando Hermida do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estará lançando nos municípios de Balsas, Imperatriz e Caxias (MA) e na Capital de Teresina (PI) sua mais recente publicação, o livro “Educação Infantil: Políticas e Fundamentos” (Editora Universitária. UFPB. 2007. 296 p.).
A ação faz parte do programa do Banco do Nordeste do Brasil de Cultura, versão 2007, que consiste também na promoção de palestras, oficinas e seminários gratuitos para professores e estudantes de educação. O projeto tem início nesta quarta-feira (19 de setembro) na cidade de Teresina (PI), onde o professor Hermida ministrará palestra para 200 supervisores e diretores de escolas infantis. No dia seguinte, quinta-feira (20 de setembro), o professor realizará uma oficina que terá como tema “Políticas e Fundamentos da Educação Infantil” para um público de 200 professores da rede de ensino municipal. Cada participante receberá um exemplar do livro.
Na sexta-feira (21 de setembro), o professor Jorge Fernando Hermida, estará na cidade de Caxias (MA) ministrando um mini-curso na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para professores e estudantes universitários. No município de Balsas (MA) participará do II Seminário de Educação Infantil, que acontecerá no período de 24 a 27 de setembro. Estão previstas a realização de mesas de debate e uma oficina sobre Educação Infantil.
Seguindo a agenda de lançamentos, na sexta-feira (28 de setembro), o professor Jorge Fernando Hermida, ministrará um mini-curso nas instalações da Faculdade Educacional Santa Teresina (FEST) para estudantes de pedagogia, psicologia, educação física e áreas afins.
Uma bolsista e sete professores estão organizando e desenvolvendo as atividades juntamente com o professor Jorge Fernando Hermida. Nesta primeira parte do projeto serão visitados quatro municípios e dois Estados. Serão distribuídos 900 livros e 900 diplomas entre os participantes das oficinas e mini-cursos.
As próximas atividades do projeto estão previstas para acontecer no período de 10 a 15 de outubro, novamente na cidade de Imperatriz (MA), durante o Primeiro Encontro de Educadores da Região Tocantina, que terá como tema: “Compromissos e desafios educacionais: da escola que temos à escola que queremos”.

Sobre o livro Educação Infantil

O livro, “Educação Infantil: Políticas e Fundamentos”, foi organizado pelo professor Jorge Fernando Hermida e consiste numa coletânea de textos sobre educação infantil redigida por conceituados professores de educação do país, que discutem sobre todos os aspectos que envolvem a educação infantil, a partir de experiências desenvolvidas no nordeste brasileiro.
A publicação está dividida em duas partes. Na primeira, os textos tratam da importância e condição da criança como sujeito de direito e, em igual medida, a importância da educação na vida da criança. Também são analisadas as contradições, as especificidades e as perspectivas que caracterizam a educação, com ênfase à contribuição que os movimentos sociais realizaram e ainda realizam, e que é vital para o desenvolvimento deste setor de ensino.
Participam da coletânea os educadores: Antônio Luiz Alencar Miranda, Benito Almaguer Luaiza, Clidiane Maurício dos Santos, Everaldo José Freire, Francisca Ferreira dos Santos, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Heloisa Cardoso Varão Santos, Jeiel Maria Lucena da Silva, João Ricardo Pereira da Silva, Klébia Maria Ludgério, Roberto Mauro Gurgel Rocha, Márcia Maria Rocha Martins, Miguel Daladier Barros, Nadja Calábria, Roberto Luis Renner, Shirlane Maria Batista da Silva Miranda. O texto de apresentação é de autoria da professora Terezinha Diniz.
Todos os textos abordam assuntos vinculados com a legislação brasileira que trata da educação em geral, e em especial, da educação infantil, assim como, da eficácia dessa legislação frente aos desafios enfrentados ao longo dos anos pela educação no Brasil.
Nesta primeira parte se encerra com um texto que procura respostas para os seguintes questionamentos: É possível conciliar o projeto de formação para a cidadania com uma proposta educativa desvinculada de uma teoria crítica de educação? A quem interessa o discurso de inutilidade da pedagogia no cotidiano das instituições de ensino? A partir desses questionamentos se discute a importância da pedagogia, especialmente na sua tendência crítico-social, nas tarefas de cuidar/educar na educação infantil.
A segunda parte da publicação está constituída de dez textos, que versam sobre temas, saberes e conteúdos que são imprescindíveis para a formação da educação infantil, a exemplo da cultura corporal, lúdica, leitura, letramento, ética e formação de professores, televisão e criança, gestão escolar e educação e cuidados para crianças.
Todos os artigos entendem a infância como uma categoria social e histórica, um período da história de cada um que, na nossa sociedade, estende-se do nascimento até aproximadamente os 10 anos de idade, e as crianças como sujeitos históricos e sociais, marcadas pelas características e contradições das sociedades em que estão inseridas. Enquanto sujeitos históricos e sociais, as crianças produzem cultura, ao mesmo tempo em que elas são produzidas pela própria cultura na qual estão socialmente inseridas.
Ao considerar a educação como uma comunicação entre seres humanos em graus diferentes de maturidade, os saberes supracitados passam a ser fundamentais para o processo de constituição da personalidade das crianças e do mundo da cultura. Na construção do mundo do humano, e do mundo da cultura, a categoria mediação ocupa um lugar central.
Desta maneira, a coletânea de textos e os cursos de aperfeiçoamento procuram contribuir para a melhoria da qualidade da educação de nossa região. O livro tem patrocínio direto do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Programa BNB de Cultura. O patrocínio direto permitiu a edição de dois mil livros.
Na opinião do professor Jorge Fernando Hermida, iniciativas como está do Programa BNB de Cultura sem dúvidas fortalece a imagem de uma empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural de forma ética e democrática, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura nordestina.

Sobre o organizador

Naturalizado brasileiro, o professor Jorge Fernando Hermida nasceu de Montevidéu, República Oriental do Uruguai. É professor de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em História, Filosofia e Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pós-doutorando no Departamento de Sociologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Suas principais áreas de atuação são Educação Infantil, Ciência Política e Política Educacional. É de sua autoria os livros: A Reforma Educacional no Brasil (Editora UFPB/2006), A Educação na Era FHC: fundamentos filosóficos e políticos (Editora UFPB/2006) e Educação física e Saber Escolar (no prelo).

Serviço:
Educação Infantil – Políticas e Fundamentos
Jorge Fernando Hermida (organizador)
Editora Universitária da UFPB
Ano 2007
296 páginas.


Adriana Crisanto
Repórter
Foto: divulgação do autor
Capa do livro: Mônica Câmara
*Obs: Matéria publicada nos jornais O Norte, Meio Norte (PI), Portal O Dia (PI), O Estado do Maranhão (MA), O Progresso de Imperatriz (MA).COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR.