Público atende o chamado das Muriçocas e comparece na I Mostra de Cultura Popular


A I Mostra de Cultura Popular reuniu artistas populares da Paraíba, Pernambuco e Ceará nas praças dos bairros de Mangabeira, Funcionário e Bancários.

Durante os dias 19, 20 e 21 de outubro a cidade de João Pessoa reuniu os mais importantes grupos de cultura popular dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. A “I Mostra de Cultura Popular – O Nordeste mostra a sua arte” foi promovida pela “Muriçocas Eventos Culturais” fazendo parte das ações culturais do bloco carnavalesco que anima o pré-carnaval de João Pessoa.
O que se viu nessa primeira edição foi à confirmação do que os organizadores esperavam, um evento saudado como um marco na cultura regional mais autêntica e mostrou-se de inestimável valor na difusão e propagação da cultura popular lotando as três praças durante a Mostra.

A I Mostra de Cultura Popular teve o patrocínio da Eletrobrás através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Sebrae Paraíba.

Apresentaram-se nas praças grupos de coco, reizado, repentistas, emboladores, maracatus, cirandas, cavalo marinho, mostrando o universo de suas brincadeiras e tradições. As apresentações aconteceram em três praças públicas da cidade de João Pessoa: Praça da Paz, do Conjunto dos Bancários, Praça Coqueiral, localizada no bairro de Mangabeira, e na Praça Bela do bairro Funcionários II.

Entre as atrações desta primeira mostra apresentaram-se a dupla de repentistas Bebé de Natécio e Daudete Bandeira (PB), Chico do Canolino (CE), Maracatu Leão da Fortaleza (PE), Coral de Aboiadores (PE), as emboladoras Terezinha e Lindalva (PB), o grupo Caiana dos Criolos (PB), Cavalo Marinho do Mestre Zequinha (PB), Selma do Coco (PE), Reisado de Zabelê (PB), Pandeiro do Mestre (PE), Marzuca do Mestre Zé Preto (PB) e Lia de Itamaracá (PE).

O diretor executivo das Muriçocas do Miramar, Marconi Serpa, ficou satisfeito com a presença do público no evento. “Isso mostra que estamos no caminho certo e somos capazes de conduzir à divulgação da cultura popular no nosso Estado, as manifestações mais arraigadas na alma de nosso povo”, comentou.

Os espetáculos foram assistidos por um público bem diverso, sobretudo pelos jovens. A estudante Isabela Gurgel, 18 anos, acompanhada de mais três colegas, disse que essa foi a primeira vez que assistia a espetáculos tão simples e coloridos.


O atendente comercial Sérgio Cavalcanti levou a família inteira para a Praça dos Bancários. “Eu venho do interior da Paraíba e sei a importância dessas manifestações para nossa cultura e quero mostrar para meus filhos a importância da minha cultura”, disse Sérgio que reside na Capital há mais de cinco anos.

Adriana Crisanto

Repórter

adriana@jornalonorte.com.br

adrianacrisanto@yahoo.com.br

Fotos: Vall Veloso.

Informações: www.muricocas.com.br