Pontos de cultura se encontram na Teia 2007

Onze pontos de cultura do Estado da Paraíba participam esta semana do maior encontro da cultura brasileira. Trata-se do “Teia 2007”, que esse ano tem como tema “Tudo de Todos”, e acontecerá no período de 7 a 11 de novembro em Belo Horizonte (MG) e pretende reunir mais de 600 pontos de cultura do país.
A Paraíba estará sendo representada pelo Espaço Cuca - Centro Universitário de Cultura e Arte (CG), Rede Viva: Rede de Culturas Populares Empreendedoras (CG), Sertão Cultural: Ações Cidadãs no Projeto Xiquexique (Catolé do Rocha), Centro de Cultura Popular Piollin (JP), Folia Cidadã (JP), Multivisual.NET (Bananeiras), Para'iwa - Multivisual Net (JP), Patrimônio Histórico Cultural (JP), Rede de Pontos de Cultura da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Urbe Aludiovisual (JP) e Passos Cidadãos (Serra Branca).

Os Pontos de Cultura são organizações espontâneas da sociedade que promovem cultura, educação e economia solidária em suas comunidades. Hoje, de acordo com o Ministério da Cultura, 650 Pontos de Cultura participam do Cultura Viva - Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania. São núcleos de expressão cultural tão diversos quanto a Ciranda do Thiangá, de Boa Vista (RR), os Índios On-Line, de Pau Brasil (BA), o Cinema Meninos de Araçuaí, de Belo Horizonte (MG), a Rede Comunitária de Produção Audiovisual, de Brasília (DF), a Orquestra de Violinos, do Rio de Janeiro (RJ), o Laboratório de Poéticas, de Diadema (SP) e o Anima Bonecos, de Rio do Sul (SC).

O evento “Teia 2007” foi criado com o objetivo de estimular a participação de todos, privilegiando-se a espontaneidade e a pluralidade. O foco, de acordo com os organizadores, é dar mais visibilidade aos Pontos de Cultura, favorecer sua articulação e intercâmbio de experiências, de modo que a sociedade brasileira participe de forma cada vez mais atuante na definição das políticas públicas de cultura. As atividades, de acordo com a organização, abrigarão vários espaços culturais da Capital mineira, um próximo do outro, formando um verdadeiro corredor cultural repleto de ações no Parque Municipal e seus entornos. A Teia 2007 ocupará o Palácio das Artes, o Teatro Francisco Nunes, a Serraria Souza Pinto, o Museu de Artes e Ofícios, a Praça da Estação, o Centro Cultural UFMG, a Estação do Conde e a Funarte Casa do Conde. A programação deste ano tem como foco a relação entre Cultura e Educação, além da forte presença da Economia Solidária.

A programação foi planejada com o intuito de oferecer maior visibilidade ao trabalho de agentes culturais, arte-educadores, educadores de rua, artistas, professores e cidadãos que entendem a cultura no seu sentido mais amplo, a exemplo do direito, comportamento e economia.

O evento contará ainda com Plenária Virtual, Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. De acordo com o secretário de programas e projetos culturais do MinC, Célio Turino, a intenção é cada vez mais passar a gestão da Teia para os próprios Pontos de Cultura.

Oficina de Jornalismo Cultural e Agência de Notícias 100canais

O evento também realiza uma série de oficinas. Uma delas é a Oficina Cultural que acontecerá no Espaço Conversê, nos dias 3 e 4 de novembro. A oficina é aberta a movimentos sociais, comunicadores populares, estudantes, professores e profissionais de jornalismo. Serão abordadas questões como uso de software livre, conceito de web 2.0, blogs, vlogs, fotologs, políticas públicas de cultura, cobertura em rede com reportagem compartilhada e prática da cobertura jornalística, particularmente no que se refere às pautas culturais esquecidas pela grande mídia.

As reportagens poderão alimentar a Agência de Notícias 100canais, que produzirá conteúdo livre para a Imprensa, com o trabalho dos profissionais de jornalismo do Núcleo de Jornalismo Independente 100canais. Haverá, também, uma equipe da Fábrica do Futuro, Ponto de Cultura envolvido na produção da TV Teia.

O conjunto destas abordagens será apresentada em forma de reportagens e notas escritas e audiovisuais, disponibilizadas para a imprensa e para o público em geral, com atualização contínua durante os cinco dias do encontro. As inscrições e todas as informações sobre a Teia 2007 podem ser obtidas através do endereço eletrônico: www.100canais.org.br ou então www.teia2007.com.br.


Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação.
*Matéria publicada no Jornal O Norte (Diários Associados Paraíba) em outubro de 2007.