Quem quiser que conte outra

O musical infantil “Quem quiser que conte outra” tem sua estréia confirmada neste sábado (12), no Teatro Ednaldo do Egypto, localizado na avenida Maria Rosa, no bairro de Manaíra. O espetáculo ficará em cartaz no domingo (13) e nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro, sempre às 17h30. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (criança e estudante). A montagem se tornou possível graças à parceria da Companhia Ôxente de Teatro e o Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa (Lei nº 9560/2001) - um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros as pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município de João Pessoa, para a realização de projetos culturais.
O espetáculo faz um resgate das cantigas, brincadeiras de roda e de fundo de quintal. Vó Gracinha é uma contadora de estórias de cordel responsável por transportar a criança ao universo do sonho, da brincadeira e da magia. Em cena os atores contam a estória de três personagens que retorna para uma determinada cidade para rever a Vó Gracinha.
Uma das estórias que Vó Gracinha conta é do conto popular do boi estrela, em que aparecem personagens do universo da cultura popular, a exemplo de Mateus, a Catirina, o Boi, a Burrinha e outros personagens.
O espetáculo ao mesmo tempo em que encanta crianças faz muito adulto lembra-se do tempo de criança, em que as meninas brincavam de amarelinha na calçada de frente de casa, de boneca de pano e os meninos se divertiam com mané-mole, pião, carro de lata e bola de gude, e outras brincadeiras que ficaram no passado e pouco as crianças nascidas na era tecnológica esqueceram.
Toda a montagem é fruto de uma pesquisa musical sobre a dramaturgia nordestina, e amplia as possibilidades de discussão sobre a cultura folclórica, ou seja, sua música, seus cantos, os versos, ditos e mitos. Ao mesmo em que valoriza do trabalho de interpretação dos atores.
“Quem quiser que conte outra” é dirigido pelo ator Edílson Alves. No elenco estão os atores: Jacinta de Lourdes, Jô Carvalho, Neide Melo, Gorethe Araújo, Fábio Azevedo, Alberto Bleke e Edilson Alves. O roteiro e o figurino são da Companhia Ôxente de Atividades Culturais a mesma que montou o espetáculo infantil “Redemunho” e “A batalha da virgula contra o ponto final”, com texto de Tarcisio Pereira.

Serviço:
Quem quiser que conte outra – Musical Infantil

Sábado (12) e Domingo (13) - Estréia
Dias: 19, 20, 26 e 27 de janeiro
Hora: 17h30
Local: Teatro Ednaldo do Egypto - Praia de Manaíra
Informações: (83) 9981.6520/8847.6521
Email: nininhoalves@uol.com.br

Direção: Edílson Alves
Texto: Cia. Oxente
Direção e Cenário: Edilson Alves
Maquiagem. O grupo
Iluminação: Edílson Alves
Figurinos: Grupo

Foto: Divulgação

Elenco:
Alberto Black (Mateus)
Edilson Alves (Coronel)
Jacinta de Lourdes (Já)
Jô Carvalho (Jô)
Gorethe Araújo (Go)
Neide Mello (Vó Gracinha)
Fábio Azevedo (Pedrinho)

Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@yahoo.com.br