Raizes firmes

“Enraizados” é o nome do curta-metragem que será exibido na próxima quarta-feira (27) no Teatro Santa Roza em João Pessoa a partir das 20h05. O curta conta a história de Minervino e Salustiano, dois irmãos que envelheceram no sertão nordestino, não optando pelo êxodo como boa parte dos nordestinos, mostra a sobrevivência ao dia-a-dia de muitas dificuldades, solidão, indiferenças e alimentando-se de esperança de colher algo bom daquela situação.

A direção e o roteiro são de Niu Batista, a produção de Roseli Ferreira, fotografia de João Carlos Beltrão, som direto de Lúcio César, maquiagem de Williams Muniz, edição: Diego benevides, Lúcio César e Marco di Aurélio, com trilha sonora original de Roberto Araújo e Marcelinho Vasconcelos.

No elenco está o cordelista Marco Di Aurélio e o cantor e compositor Chico Viola. O curta tem duração de 12 minutos. Teve como cenário a cidade de Cabaceiras, município localizado cerca de 183 quilômetros da Capital, João Pessoa. Além do cenário natural o diretor optou com escolher duas figuras conhecidas do meio cultural do Estado, o cordelista Marco Di Aurélio e Chico Viola que foge a qualquer padrão estético de beleza cinematográfica, mas que são profundos conhecedores da arte popular, verdadeiros quixotes da cultura.

De acordo com o diretor Niu Batista, a idéia para o curta surgiu de maneira espontânea. Os atores foram consultados e logo aceitaram a proposta, o resto foi “fácil de fazer”, o talento e paciência de Niu uniu-se ao cenário natural do cariri paraibano. A locação do filme foi num casebre de taipa nas imediações do Lajedo de Pai Mateus, localizado entre os municípios de Cabaceiras e Boa Vista.

Serviço:
Enraizados (curta-metragem)
Direção: Niu Batista
Quarta-feira (27)
Hora: 20h50
Local: Teatro Santa Roza - Centro Histórico
Cabaceiras o cenário para locação do filme>>


Adriana Crisanto

Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação