Socorro Lira participa de projeto cultural internacional


A cantora e compositora, Socorro Lira, que adotou visual carequinha, participa como artista brasileira convidada, em 2008, da “XIV Ponte... nas ondas!”, uma iniciativa da associação cultural Ponte... nas ondas!, da Galiza (Espanha), que promove a candidatura das tradições galego-portuguesas a Patrimônio Imaterial da Humanidade junto a Unesco.

O convite partiu da presidente da entidade, Santi Veloso, que tomou conhecimento do seu novo projeto musical, intitulado “Cores do Atlântico” (2006/2008), que traz versões de quinze cantigas d’amigo medievais galego-portuguesas, musicadas e interpretadas por ela e que contará com as participações de artistas convidadas do Brasil, da Galícia e de Portugal.

O Brasil estará representado como país de língua portuguesa da XIV edição de “Ponte...nas ondas”, no dia 6 de junho de 2008, uma jornada de eventos de comunicação, educação e arte que acontece anualmente envolvendo a imprensa da Galícia (e de toda Espanha), de Portugal, entre outros países como o Brasil; e pode ser acompanhada também pela internet. Outros artistas brasileiros, a exemplo de Chico César, já colaboraram com “Ponte... nas ondas!”.

O idioma como Ponte. A Galícia (ou Galiza), um dos Estados que, oficialmente, integram a Espanha é um povo que luta bravamente pela preservação de sua autonomia política e de suas tradições, inclusive mantendo a sua língua original – o galego – raiz do português moderno falado em Portugal e, por conseguinte, nos demais países lusófonos ex-colônias portuguesas na África e América.

O Brasil como um todo e, especialmente, a região nordeste reconhece a predominância de influências culturais da Península Ibérica da Idade Média, em sua cultura poética e musical, trazidas aqui por portugueses e galegos imigrantes que chegariam em terras hoje brasileiras, desde 1500. Outras informações podem ser obtidas no website: Para mais informações http://www.pontenasondas.org/


Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação.