Cantos e Contos na internet

O Programa Cantos & Contos que vai ao ar todo sábado, às 10h30, pela TV O NORTE/BAND (Canal 10) acaba de lançar seu website. A concepção da página é de autoria da agência de internet Qualitare. De acordo com o diretor comercial e de novos projetos do programa, Léo Micena, a idéia de criação do website surgiu devido à carência de um espaço para divulgar a cultura paraibana.

O website pode ser acessado através do endereço eletrônico www.programacantosecontos.com.br. Nele encontram-se os melhores momentos do programa, fotografias, newsletter, roda de prosa, em que o poeta pode publicar seus trabalhos. Por lá os internautas vão encontrar também textos de autoria do poeta popular Jessier Quirino, Pedro Fernandes, Bira Delgado, Marco Di Aurélio, Jatobá e outros.

A página foi construída em linguagem moderna e sem recursos difíceis para navegação. “Tivemos o cuidado de preservar a identidade regional com elementos leves”, disse Léo Micena, um dos idealizadores do site que em menos de uma semana contabiliza uma freqüência de mais de mil acessos por dia. “Por ser um programa de cultura o número de visitação tem sido maior que em outros sites que está a mais tempo no ar”, acrescentou Micena.

No site tem ainda uma rádio que fica tocando músicas regionais. Uma curiosidade é que dependendo do horário que o internauta acesse o tempo muda, se for à noite a página fica um pouco mais escura, se o acesso for pela manhã ou tarde um lindo sol ilumina a página. Tudo foi planejado com muito cuidado por Juarez Neto da Qualitare e Léo Micena.

Outros elementos do site do programa são as notícias sobre o que acontece no mundo da cultura. No espaço, Mostre seu Talento, os artistas poderão divulgar seus trabalhos enviando material para produção que irá avaliar e quem sabe convidá-lo para ser uma das atrações do programa Cantos e Cantos. E para quem perdeu a gravação e o programa pode assistir os melhores momentos nos vídeos que estão disponibilizados na página.

Programa Cantos & Contos


O “Cantos e Contos” foi concebido no ano de 2003, em João Pessoa (PB), com o objetivo de resgatar a cultura do Estado, proporcionando entretenimento e diversão através de atrações culturais locais, regionais e nacionais.

O programa é apresentado pelos cantadores Os Nonatos, que com muita versatilidade e originalidade trazem o que há de melhor do forró pé-de-serra, levando aos telespectadores um acervo de cantadores de viola, declamadores, emboladores, cordelistas e repentistas. Outra característica do programa é a mesa da cultura, um espaço com bate-papo informal, entrevistas com personalidades da sociedade paraibana e que tem envolvimento com a cultura.

A gravação do programa acontece de quinze em quinze dias, sempre às quartas-feiras, no Shopping Sul, localizado no Conjunto dos Bancários, zona sul da cidade e vai ao ar no sábado, às 10h30, na sua Tv O NORTE/BAND, Canal 10. “As gravações tornaram-se um evento especial da cidade. Cerca de mil pessoas já passaram por lá desde sua criação”, comentou Léo Micena.

Nestes quase um ano e quatro meses de existência passaram por lá vários artistas populares, a exemplo de Alcimar Monteiro, Dominguinhos, Geraldinho Lins, Galego Abaiador, Amazan, Fábio Carneirinho, Maciel Melo, Santanna, Flávio José, Ton Oliveira, Jorge de Altinho, Pinto do Acordeon, Clã Brasil, Jessier Quirino, Antônio Barros e Ceceú, Oliveira de Panelas, João Paraibano e Raimundo Caetano, Os Três do Nordeste, Daldete Bandeira, Iráh Caldeira e outros nomes consagrados da música regional.

A equipe do Cantos & Contos é formada por Celso Soares (produtor executivo), Léo Micena (direção), Veronilson Freire (técnica), Amir Mariano (técnica), Alex Rosas (técnica) e Isabel Alencar (produtora).

Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação.