Chico César entre forrós e frevos

Uma folia moderna e criativa é assim que pode ser definido o novo álbum do cantor e compositor paraibano Chico César intitulado “Francisco, Forró y Frevo”. Com letras desencanadas e dose eletrônica certa o disco foi produzido por BiD, mentor do coletivo paulista Funk como Le Gusta, um conceituado nome da cena eletrônica brasileira. Neste trabalho Chico passeia tanto pelas festas juninas com xotes e xaxados, e a folia carnavalesca, através de frevos.

O disco é muito gostoso de ouvir. As composições são inéditas e autorais. Na primeira faixa Chico César compôs Girassol que trazem guitarras de Fernando Catatau, em que busca sonoridades atípicas no gênero. As canções “Comer na Mão e Ociosa”, Chico César realça as afinidades rítmicas do gênero nordestino com o reggae jamaicano.

No bloco dos frevos o compositor faz a ponte entre Paraíba-Pernambuco e traz músicas com pulsação roqueira. Pelado é um desses frevos bem humorados compostos pelo músico, em que protesta contra a comercialização do carnaval baiano como as vendas de abadás. Para abrilhantar ainda mais o disco Chico convidou o guitarrista baiano Armandinho.

Soprado em ritmo carnavelesco tem ainda o frevos: Humanequim (com uma bela passagem instrumental) e Solto na Buraqueira que foram moldados para animar as folias com seus metais em brasa. O CD conta ainda com a participação de Claudionor Germano, uma regravação da Marcha da Cueca. Em parceira com Pedro Osmar compôs “Marcha da Calcinha”. Dominguinhos também deu o ar de sua graça na canção “Deus me proteja”. Tem ainda a presença de Seu Jorge em “Dentro”, mas nem parece ele cantando.

O disco prioriza o universo forrozeiro com xotes e enfocando xaxados com em Abaeté, Abaiacu e Namorado. O trabalho vai agradar a forrozeiros, carnavalescos e pode perfeitamente ser tocado em raves.


Serviço:
Título: Francisco, Forró y Frevo
Artista: Chico César
Gravadora: Chita Discos / EMI Music
Cotação: * * * * 1/2





Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Foto: Divulgação.