Espólio de Fernando Pessoa

Os especialistas muito em breve terão acesso on line aos espólios de Fernando Pessoa e às páginas dos volumes que pertenceu à biblioteca da qual o escritor foi proprietário. Os dois projetos de digitalização da biblioteca de Pessoa tem o apoio da Câmara de Lisboa e da Casa Fernando Pessoa. O acesso será através da página da casa que no futuro também será possível folhear os livros do poeta.

A equipe que trabalha no projeto de digitalização é coordenada pelo colombiano Jerônimo Pizarro e o italiano Patrício Ferrari, ambos do Centro de Lingüística Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLUL). Até o momento a equipe digitalizou cerca de 200 livros.

O acordo para digitalização do espólio de Fernando Pessoa só foi possível após o primeiro leilão de obras do escritor, no ano passado, quando o pesquisador Jerônimo Pizarro selou o contrato com a família de Pessoa. Maiores detalhes sobre a digitalização do espólio no Jornal Público de Portugal (http://jornal.publico.clix.pt/) e no website Universia (http://www.universia.pt/).


Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Foto: Divulgação