Vaqueiro Voador

Será nesta quinta-feira (31), às 20h30, na sala 4 do Cine Multiplex do Shopping, em Manaíra, a pré-estréia do filme Romance do Vaqueiro Voador do cineasta paraibano Manfredo Caldas.

O documentário é baseado no poema de cordel homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim. No papel principal está o ator Luiz Carlos Vasconcelos que recita os poemas de João Bosco em que é construída a história do filme. O Romance do Vaqueiro Voador, assim como no cordel, narra história de um nordestino que vai para Brasília na época da construção da cidade e despenca de despenca do alto de um andaime de um prédio em construção.

O filme constrói uma teia narrativa em que todos os interlocutores do documentário são ao mesmo tempo indivíduos singulares e coletivos, vaqueiros voadores. O documentário ao mesmo tempo em que é lúdico é trágico e picaresco como na literatura de cordel. A crítica cinematográfica tem falado bem da obra de Manfredo Caldas. O filme teve como cenário a barbearia do cabeleireiro de periferia, localizado nas cidades-satélites, justamente para recompor e atualizar a saga do migrante nordestino seduzido pela nova Capital.

Na opinião do cineasta também paraibano Wladimir de Carvalho nunca Manfredo foi tão obsessivo no encalço de sua expressão. “Diferente do seu primeiro filme de longa duração, Uma Questão de Terra, como de seus curtas (Feira, Boi de Reis e Cinema Paraibano – Vinte Anos ), O Vaqueiro Voador está longe de ser um registro puramente documental, radicalmente fiel à tradição do gênero que procurava no real a sua razão de ser e quando, mais do que tudo, era ao chamado conteúdo que se dava mais atenção. No caso em tela, não. É a busca obstinada de um modo particular de “dizer”, de expressar-se na língua do cinema que importa”, comentou.

O filme recebeu logo de cara o Prêmio Signis de melhor documentário no 20º Rencontres Cinemas D’Amerique Latine de Toulouse na França este ano. Assumem o roteiro Manfredo Caldas e Sergio Moricone, fotografia de Waldir de Pina, montagem de Ricardo Miranda, música de Marcus Vinicius, direção de Manfredo Caldas e direção executiva de Márcio Curi.

O Romance do Vaqueiro Voador será exibido em sessão especial também em Campina Grande no dia 2 de agosto, às 10h00, no Cine Multiplex Shopping Iguatemi. Nas duas sessões estão previstos a presença da equipe e elenco. Maiores detalhes sobre o filme pode ser encontrado também no site www.vaqueirovoador.com.br

Serviço:
Romance do Vaqueiro Voador
Quinta-feira (31)
Hora: 20h30
Local: Sala 4 do Cine Multiplex do Shopping, em Manaíra

Ficha técnica:

Roteiro: Manfredo Caldas e Sergio Moricone
Fotografia: Waldir de Pina
Montagem: Ricardo Miranda
Som Direto: Chico Borôro
Música: Marcus Vinícius
Produção Executiva: Marcio Curi
Direção: Manfredo Caldas
Produção: Folkino Produções Audiovisuais Ltda.


Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação.