Monólogo do Fumo


"Os Malefícios do Fumo" é o monólogo que será apresentado nesta sexta-feira (22), às 21h50, na abertura da XIV Mostra Estadual de Teatro e Dança, no Teatro Santa Roza, localizado no centro histórico de João Pessoa.

O espetáculo que também é conhecido por "Os Males do tabaco" foi escrita por Anton Tchekhov em 1887, e recebido uma segunda versão 1904. Ficou por muito tempo desconhecida pelo grande público. Os especialista teatrais dizem que Malefícios constitui uma pequena obra prima dramaturgica e possui as marcas típicas da poética tchekhoviana: a brevidade, a economia de procedimentos, a linguagem despojada, irônica, o humor e o aprofundamento psicológico das personagens.

A história narra sobre Ivanovitch, homem casado, cuja esposa é dona de um pensionato de mulheres, encontra-se sozinho num pequeno auditório, onde se prepara para proferi uma palestra sobre os malefícios do fumo. Mal começa a conferência dispara a dizer tolices trivialidades. O desconforto psicológico e emocional do personagem é latente. O tédio se instala e o texto parece caminhar para algum lugar. O pathos da consciência da velhice e do fracasso permeia toda a peça.

A montagem é do jovem diretor Daniel Araújo e foi resultado do curso de especialização em representação teatral da Universidade Federal da Paraíba. Assim como na primeira experiência, a direção da segunda montagem foi assinada pelo professor e dramaturgo Paulo Vieira.

Daniel Araújo é natural de João Pessoa. É especialista em Representação Teatral pela UFPB e mestre em Língua e Literatura Francesa pela USP. É professor de francês e integra o Grupo de Teatro Alfenim, onde estreou o espetáculo Quebra-quilos. Contracenou a peça O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna, em 1992, o espetáculo “Romeu e Julieta no Faroeste Caboclo”, quando ainda era estudante secundarista.

Fez parte na década de 1990 da Anarrieh Companhia de Teatro, em que encenou A Estupidez do Quarto, Quixote – O hilariante e venturoso sonho, e na seqüência protagonizou em francês, a peça A Lição. A Mostra Estadual segue no Theatro Santa Roza até o dia 30 de agosto.

Sobre o autor - Anton Tchekhov (1860-1904) tornou-se conhecido como dramaturgo e contista. Seus contos breves revolucionaram as formas narrativas da época e propiciaram modelos para a prosa do século XX. Escritor de sucesso desde sua estréia nas páginas de revistas satíricas e literárias no início da década de 1880, Tchekhov começou a dedicar-se à dramaturgia em 1886.

Escreveu dramas (A Gaivota, O Cerejal) e comédias (Ivanov, Tio Vânia, As três irmãs), que, encenados no Teatro de Arte de Moscou sob a direção de Kostantin Stanisláviski, ensejaram ao célebre diretor teorias e métodos sobre a arte de representar.

A partir das apresentações do Teatro da Arte fora da Rússia, suas peças inovadoras consagraram-se nos palcos do mundo e estabeleceram padrões para dramaturgia contemporânea.

Serviço:
Os Malefícios do Fumo

Sexta-feira (22)
Hora: 21h00
Local: Teatro Santa Roza - centro histórico.

Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação.