Glamour rock em alta


O glamour rock paraibano está em festa. É que a banda Star 61 foi classificada na eliminatória nordeste do maior concurso de bandas do Brasil, o Guaraná Antártica Sound (Gás Sound), uma espécie de reality show de bandas e lança neste sábado (27), a partir das 23h30, na Ksa Rock (centro histórico), o mais o terceiro EP intitulado “Você não sabe o que perdeu”.

A Star 61 concorreu com cerca de dois mil grupos de rock de Recife, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Eles ficaram entre as 50 selecionadas. Após o lançamento, no domingo, o grupo segue para Recife onde gravam sua participação, na segunda-feira, dia 29 de setembro. A participação oficial da banda inclui takes de bastidores, ensaios, imagens oficiais e um mini documentário contando a trajetória da banda que será gravado na noite do show de lançamento.

A banda vencedora do Gassound Antártica grava e lança um CD pela gravadora Deckdisc e apresenta um mega show, onde divide palco com uma banda de renome nacional a ser escolhida pela produção do festival.

A Star 61 surgiu em 2003. Foi criada por Flaviano André (vocal, letras, músicas, violão e guitarra). Após algumas mudanças têm hoje em sua formação Thiago Sombra (baixo), Ruy (bateria), Rieg Wasa (guitarra) e Herlon (teclados). Desde que a banda surgiu apostam na idéia simples e funcional de Flaviano, em sintetizar experiências, encontrando no feeling os elementos essenciais para suas composições.

As influências vêm de nomes como David Bowie, T-Rex, Secos e Molhados e muita atitude rock. Assistir a uma apresentação do Star 61 é algo imperdível pela irreverência do vocalista que já subiu vestido de noiva, de gueixa, com unhas pintadas e vestido de plumas.

O grupo participou do Festival Música Alimento da Alma (MADA), em Natal (RN), onde foi apontado pela imprensa nacional como revelação do festival, do Abril Pro Rock (PE), foi vencedor da etapa Recife do Claro Q é Rock, que por sinal, é um capítulo a parte na história da banda, pois além de embolsar 15 mil reais em instrumentos musicais a banda participou da final do concurso em São Paulo, abrindo as portas para bandas do porte de Sonic Youth, Nine Inch Nails e Iggy Pop. Como se não bastasse o grupo Star 61 foi indicado ao prêmio Dynamite de Música Independente, na categoria Banda Revelação 2005.

Sobre o concurso – O Gas Sound é hoje o concurso mais cobiçado pelas bandas de garagem do país. A edição de 2007 os organizadores esperavam um total de 300 inscrições, e foram surpreendidos com mais de duas mil bandas. A concorrência do concurso valeu para o Brasil inteiro. São cinco etapas seletivas.

A primeira etapa foi selecionada dez bandas de São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Porto Alegre. Desta etapa serão escolhidas as dez melhores. A semi-final ficará apenas quatro grupos e destes sairá o vencedor.

A vencedora do ano passado foi a banda Voltz de São José dos Campos, interior de São Paulo, formada em 1999. A vitória, entre cerca de 2.000 concorrentes, garantiu à banda a gravação do seu CD – o primeiro pelo selo Som Livre Apresenta – com tiragem inicial de 10 mil exemplares.

A Voltz tem em sua formação os músicos: Glauber Ribat (voz e guitarra), Fernando Bozo (baixo e voz) e Pablo Maranho (bateria e voz). A banda apresenta canções diretas e acessíveis, com influências variadas que passeiam pelo hard rock, o pop e o grunge.

Serviço:
Lançamento: Star 61 – EP - “Você não sabe o que perdeu”
Sábado (27)
Hora: 23h30
Local: Ksa Rock – Avenida Duque de Caxias – centro histórico
Informações: 8893.7463/ 9935.3855.
E no site: http://www.gassound.com.br/evento/Default.aspx
Site da Star 61: www.star61.net

Adriana Crisanto
Repórter
adriana@jornalonorte.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação