Álbum raro da cantora Simone é lançado em caixa


“Festa Brasil”, um disco da cantora Simone, gravado no ano de 1974 com o violonista João de Aquino, que teve a direção de Hermínio Bello de Carvalho, chega definitivamente no formato digital no próximo ano. Trata-se uma super caixa que embala os 11 álbuns lançados pela cantora quando ainda estava na gravadora Odeon, entre os anos 1973 e 1980. O LP daquela época registrava o show, idealizado por Hermínio para turistas, com um mix de música e dança, que foi apresentado por Simone no Canadá e Estados Unidos ,no período de março a junho de 1974.

Neste trabalho “Festa Brasil” a cantora interpreta somente seis músicas. Entre elas a canção “Nosso amor não deu em nada” (João de Aquino e Paulo Frederico) e Qui nem jiló (Luiz Gonzada e Humberto Teixeira), regravadas depois pela cantora na sequencia no álbum “Quatro Paredes” (1974). As outras quatro faixas: “Cantos de Maculelê, Sambas de Roda da Bahia, Sapos e Grilos (João de Aquino e Paulo Frederico) e Oração de Mãe Menininha (Dorival Caymmi)”, são músicas dispersas na dispersas na discografia de Simone, embora os dois primeiros já tenham sido editados em CD em 2002 na coletânea dedicada pela EMI Music à cantora na série The Essential. Os dois últimos são raros.

De acordo com a imprensa do sudeste e sul, a concepção do projeto é de Rodrigo Faour. A caixa está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2009. Alguns títulos da caixa já haviam sido reeditados em CD outros como os gravados por ela na década de 1980 pela CBS/Sony ainda não foram regravados. Pela gravadora Emi a cantora já gravou os álbuns Simone (1973), Expo-Som '73 - Ao Vivo (1973), Brasil-Export 73 Agô Kelofé (1973), Festa Brasil (1974), Quatro Paredes (1974), Gota D'Água (1975), Face a Face (1977), Cigarra (1978), Pedaços (1979), Simone ao Vivo (1980) e Simone (1980).

No normal essas caixas contendo vários CD´s são ótimas, pois dá oportunidade do ouvinte ter em casa vários discos de seu artista. Por outro lado o preço nem sempre é muito acessível ao público.

Adriana Crisanto
Repórter
adrianacrisanto.pb@diariosassociados.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Foto: Da internet