Seminário de Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação e Educação Física


Política educacional e formação docente em Educação Física são temas de seminário a ser realizado quarta-feira
no DEF da UFPB

As políticas educacionais das áreas de Educação e Educação Física e a formação de seus docentes serão debatidos em seminário nesta quarta-feira (19 de novembro) às 9h00, no auditório do Departamento de Educação Física (DEF), Campus 1, João Pessoa (PB). O Seminário de Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física este ano têm como tema: Políticas Educacionais e Formação Docente em Educação Física.

O evento é uma promoção dos programas de Pós-Graduação em Educação Física das Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Pernambuco (UPE). O seminário é aberto ao público e disponibiliza de 75 vagas. As inscrições estão sendo realizadas na Vice-Coordenação do Mestrado em Educação da UFPB com os professores Jorge Fernando Hermida e Marcílio Souza Júnior.

Os debates têm início às 9h00 com uma mesa redonda que terá como tema: “Políticas Educacionais e Formação Docente: O Olhar da Educação”, com as professoras Rita de Cássia Porto e Adelaide Alves (UFPB). No turno da tarde, a partir das 13h00, haverá a segunda mesa redonda com os professores Marcos Tavares (UFPE e UPE) e Fernando Cunha (UFPB) que irão debater sobre “Políticas Educacionais e Formação Docente: O Olhar da Educação Física”.

O evento é realizado pelas Linhas de Pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física, da disciplina Políticas Educacionais e Saberes e Profissionalização Docente em Educação Física ministrada pelos professores doutores Jorge Fernando Hermida e Marcílio Souza Júnior, com o apoio dos grupos de estudos e pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação e do grupo de pesquisas etnográficas em Educação Física e Esporte (USEF e UPE).

Educação Infantil e Saber Escolar

Na mesma ocasião estarão sendo lançadas duas obras de referência na área. Trata-se das obras Educação Física Conhecimento e Saber Escolar (Ed. Universitária UFPB, 2008, 290 p. R$ 25,00) e Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Formação de Professores (Ed. Universitária UFPB, 2008, 264 p. R$ 10,00).

A primeira publicação “Educação Física – Conhecimento e Saber Escolar” esta dividida em duas partes. A primeira trata de questões teóricas relacionadas à educação física, a exemplo do artigo “Saberes escolares e conhecimento – conflito das pedagogias da resposta e as pedagogias da pergunta”, de autoria do professor Silvio Ancízar Sánchez Gamboa, “A prática de ensino em educação física – por uma formação do professor-pesquisador”, redigido pelo professor Pierre Normando Gomes da Silva, em que descreve todos os aspectos relacionados à prática e a teoria em educação física. “O projeto de formação do professor-pesquisador possibilita a educação física escolar um novo status de prática educativa”, comenta o autor.

Na opinião do professor Doutor Jorge Fernando Hermida, espera-se que a proposta editorial possa contribuir para socializar junto à coletividade acadêmica e docente, parte do conhecimento e saber escolar da Educação Física, na tentativa de contribuir para a melhoria da qualidade da práxis educacional que dia a dia acontece nas escolas paraibanas e em outros Estados do país.

Não menos importante é o artigo do professor João Batista Freire em que pontua eixos que caracterizam a sua “Educação de Corpo Inteiro”. Trazendo aos aspectos filosóficos o professor Manoel Sérgio procura elucidar a relação existente entre a Educação Motora e a Ciência da Motricidade Humana. Na tentativa de superar certas limitações anteriores e assim reafirmar o campo da cultura corporal como objeto de estudo da educação física as autoras Micheli Ortega Escobar e Celi Neuza Zulke Tafarrel apresentam uma síntese sobre a situação.

O coletivo de professores integrado pelo organizador da coletânea, Jorge Fernando Hermida, e os pesquisadores Lauro Pires Javier Neto, Lucas Vieira de Lima Silva e Danielle Cely Guerra do Nascimento propuseram analisar de forma objetiva e critica os fundamentos da abordagem desenvolvimentista.

Nesta coletânea fizeram parte os professores: Celi Neuza Zulke Tafarrel, Danielle Cely Guerra do Nascimento, Eleonor Kunz, Evilásio Martins Vieira, Fábio Zóboli, João Batista Freire, Jorge Sérgio Pérez Gallardo, Lauro Pires Xavier Neto, Lucas Vieira de Lima Silva, Luciana Maria Espíndola Santos, Manuel Sérgio, Marcílio Souza Júnior, Marcos Aurélio Taborda de Oliveira, Micheli Ortega Escobar, Pierre Normando Gomes da Silva, Sidirley de Jesus Barreto e Silvio Ancízar Sánchez Gamboa.

A segunda obra consiste numa coletânea organizada pelos professores Jorge Fernando Hermida e Roza Maria Soares, uma publicação com apoio integrado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Faculdade Educacional Santa Terezinha (MA).

De acordo com os organizadores, está obra objetiva mostrar à comunidade educacional saberes e conhecimentos produzidos por um grupo de profissionais nordestinos que procuram contribuir para a melhoria da formação dos educadores em educação infantil.

Nos catorze textos os autores discorrem sobre a prática educativa na construção do conhecimento, o desafio do conjunto de atividades da práxis pedagógica, ou seja, o processo pelo qual uma teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida. Falam ainda sobre a formação do ethos da criança, um aspecto genérico que designa o caráter cultural e social de um grupo ou uma sociedade, uma espécie de estudo sobre os costumes, hábitos fundamentais das crianças no espaço onde elas circulam (instituições, afazeres) e na sua cultura (valores, idéias ou crenças), característico desta coletividade, época e região.

No livro pode ser encontrados ainda textos sobre as tecnologias educativas aplicadas ao ensino das ciências na escola, os desafios teóricos e práticos, a ecologia aplicada à pedagogia, em especial a educação infantil (ecopedagogia), a psicologia, a educação e o desenvolvimento das crianças portadoras do autismo, a filosofia destinada às crianças, além de mostrar educação rural e os novos desafios, e sobre a aplicabilidade do plano educacional de educação na educação infantil no Município de Imperatriz.

Os textos são de autoria dos professores: Jorge Fernando Hermida, Roza Maria Soares Silva, Ilma Maria de Oliveira Silva, Fabrício Martins, Karla Bianca Freitas de Souza, Francisco Lima Soares, Marcelo Sabbatini, Maria de Fátima Sousa Silva, Rita Maria Gonçalves de Oliveira, Antônia Márcia Meireles Ramos, Nádia Borges de Araújo Ferreira, Maricéia Ribeiro Lima Rodrigues, Francisca Ferreira dos Santos, Inácia Neta de Sousa, Antônio de Pádua Pereira Silva, Maria Telma Leite Rocha, Conceição de Maria Botelho Martins, Herli de Sousa Carvalho e Francisco Alves de Oliveira Filho.

SERVIÇO:
Seminário de Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física este ano - Tema: Políticas Educacionais e Formação Docente em Educação Física.

Quarta-feira (19)
Hora: 9h00
Local: Auditório do Departamento de Educação Física (DEF), Campus 1, João Pessoa (PB).

Lançamento dos livros:

Educação Física Conhecimento e Saber Escolar (Ed. Universitária UFPB, 2008, 290 p. R$ 25,00)

Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Formação de Professores (Ed. Universitária UFPB, 2008, 264 p. R$ 10,00).

Adriana Crisanto
Repórter
adrianacrisanto@gmail.com
adrianacrisanto.pb@diariosassociados.com.br
Fotos: Divulgação.
*OBS: Os livros podem ser encontrados na Casa do Livro da UFPB.
*Release Matéria publicada nos Jornais O Norte e Portal Correio da Paraíba.
PUBLICADO COM AUTORIZAÇÃO.