Mangue Beatles


Os beatlemaníacos pernambucanos agora têm uma opção musical. Trata-se da banda RádioBeat, comandada pelo paraibano Waldir Dinoá, agora radicado em Recife (PE). Na semana passada o grupo promoveu a estréia, no piano bar Pedra de Toque, no bairro de Parnamirim. No repertório muita música Beatles e em especial o Álbum Branco 40 anos, o mais eclético da banda inglesa.

A RádioBeat é formada pelos músicos: Dinoá (voz, baixo e violão), Tiago Rabelo (voz, guitarra, violão, gaita e pandeiro), Rodolfo Lopes (voz, guitarra, violão e baixo), Danilo Galvão (voz e bateria) e João Nogueira (teclados). Três dias antes do show foram vendidos cerca de 100 ingressos. Foram apenas sete ensaios antes deste show que foi o maior sucesso de público.

A idéia da banda surgiu em junho de 2008 quando Waldir Dinoá (baixista) reuniu os músicos Rodolfo Lopes (guitarra), Chico Rocha (guitarra) e Guilherme Amorim (bateria) para tocar na “Festa de Aniversário de Paul McCarteney”, um evento promovido por Cláudia Tapety, uma fã incondicional da banda.

Na ocasião, a banda passou a se chamar McCartney &CO e empolgou bastante a platéia com interpretações vibrantes de músicas como “Another Day, Band On The Run, Rock Show, Live and Let Die” e outras do repertório do ex-beatle Paul McCartney.

Cinco meses depois a banda se preparava para tocar em bares do Recife e foi então rebatizada com o nome atual “RadioBeat” e algumas alterações em sua formação. Chico Rocha e Guilherme Amorim precisaram se ausentar foi quando apareceram Tiago Rocha e o baterista Danilo Galvão, apoiado pelo tecladista João Nogueira. A próxima apresentação será no dia 17 de janeiro (sábado) no mesmo local, com promessas de casa cheia. Agora é torcer para que a RádioBeat der o ar de sua graça também em João Pessoa (PB). Saudações musicais Waldir!!

O Álbum Branco

O álbum branco dos Beatles completou em novembro do ano passado 40 anos em que foi lançado. Para os admiradores da banda de Liverpool este é sem dúvidas o melhor disco dos Beatles. O famoso álbum tem 13 músicas de John, 11 de Paul, quatro de George, uma de Lennon e McCartney e uma de Ringo.

Em fevereiro de 1968, os quatro Beatles foram a Rishikesh, na Índia, para o centro de meditação do guru Maharishi Mahesh Yogi (acho que é assim que escreve), que tinham conhecido no ano anterior durante um período de meditação no País de Gales, em agosto. Foi na Índia onde gravaram demos acústicas da maioria das canções.

De acordo com a história musical do grupo, as gravações começaram dia 30 de maio em Abbey Road com “Revolution 1”, de John Lennon, e terminaram dia 13 de outubro com "Julia", do mesmo Lennon. Eles também gravaram nos Trident Studios onde havia uma máquina de oito canais e, antes de acabarem, “Abbey Road” também ganhou oito canais. A idéia era fazer um disco de rock não rebuscado como o anterior ''Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band'', com os instrumentos usados pela própria banda. A capa toda branca é um contraponto à de Sgt Pepper's, que é cheia de elementos visuais.

Adriana Crisanto
Repórter
adrianacrisanto@gmail.com
adrianacrisanto.pb@diariosassociados.com.br
Fotos: Do blog da banda