Discutindo a Educação



Três grandes eventos de educação acontecem Capital no período de 3 a 6 março. Trata-se do I Encontro Paraibano de Gênero e Diversidade na Escola, II Seminário Paraibano de Prevenção à Violência na Escola e do I Colóquio Paraibano de Estudos de Gênero Os eventos simultâneos acontecem na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizado no Altiplano Cabo Branco.

As inscrições custam R$ 100,00 (profissionais), R$ 60,00 (estudantes), incluído almoço, e pode ser realizada no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), Campus I, em João Pessoa (PB) ou na internet, através do endereço eletrônico http://www.edutransversal.pro.br/epeg/inscricoes com depósito em conta corrente no Banco do Brasil 7.901-4, agência: 4636-1.

No credenciamento on line é necessário enviar a ficha de inscrição e o comprovante do pagamento da inscrição escaneado (Jpeg ou Pdf). No caso das inscrições com relato de experiência o comprovante deve ser enviado para o email: comtrabalho@edutransversal.pro.br. No caso das inscrições sem relato de experiência deve ser enviado para o email semtrabalho@edutransversal.pro.br.

Haverá ainda a opção pelo credenciamento presencial. A comprovação poderá ser feita presencialmente, no ato do credenciamento, na Estação Cabo Branco, com cópia ou original do comprovante de depósito.

Os eventos acontecem no mesmo período em que tem início as atividades escolares e tem o objetivo é trocar idéias e experiências voltadas para a construção de políticas públicas, de conhecimento científico e práticas pedagógicas dirigidas pelo princípio da equidade de gênero e do respeito às diversidades que nos fazem todos iguais.

O Seminário, o Colóquio e o Encontro estão sendo realizados em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE/UFPB), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero/NIPAM, Grupo de Pesquisa Currículo Transversal nas Interseções Escola Família e Comunidade e na Prática Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE. Com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Prefeitura Municipal de João Pessoa, e se destina a professores (as), educadores (as) populares, estudantes, pesquisadoras (es), militantes feministas e GLBT, público em geral.

A programação constará de conferência, mesas-redondas, rodas de diálogo, exibição de vídeos, comunicações de pesquisa e relatos de experiências. A solenidade de abertura será às 19h00, no auditório do Estação Ciência. A partir das 19h45 o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do (MEC), André Luiz F. Lázaro abre os trabalhos com o lançamento do Curso Gênero e Diversidade na Escola. Logo após, às 20h15, haverá apresentação da Biblioteca Digital de Materiais Educativos sobre Corpo, Gênero e Sexualidade com a professora Gorete Figueiredo (UFPB). Em seguida, às 20h30, tem início a conferência Mulher, Educação, Ciência e Cultura, com a conferencista Elisabete Pereira, representante do SPM/Governo Federal.

A primeira mesa redonda do Encontro discutirá sobre Gênero, educação e violências na escola e será coordenada por Fernando Andrade (CE/UFPB) e contará com a presença da Vice-coordenadora do GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED), Constantina Xavier (UFMS), Rogério Junqueira (INEP) e Valquiria Alencar (Centro da Mulher 8 de Março), no dia 4 de março, de 9h00 às 12h00, na Sala de Convenções 1

No mesmo dia, na Sala de Convenções 2, também pela manhã, haverá uma Roda de Diálogo sobre Gênero, participação política e políticas públicas com a presença de Cristina Buarque (SPPM/PE), Douraci Vieira dos Santos (CPPM/PMJP), Estelizabel B. Sousa (SEPLAN/PMJP), Glória Rabay (CCHLA/UFPB) e terá como convidadas as deputadas estaduais: Francisca Motta, Iraê Lucena, Socorro Marques e Olenka Maranhão e as vereadoras: Sandra Marrocos, Raissa Lacerda, Eliza Virgínia, Fátima Marreiro (CCHLA/UFPB).

Na sala de audiovisual, também pela manhã, haverá a exibição dos vídeos: Relações de gênero na educação infantil (UFPB Virtual, Curso de Pedagogia, Educação Infantil, 23 minutos), Daphne e Rafael: o futuro do gênero (UTV - Sociedade de Televisão das Universidades do Rio de Janeiro, 35 minutos), Escola que protege (Governo Federal, 15 minutos), Trabalho de quem (NIPAM/UFPB, Centro da Mulher 8 de Março, 18 minutos) sob a coordenação da professora Eliana Ismael (UFPE).

No dia 5 de março, 9h00 às 12h00, acontecerá a segunda mesa redonda que discutirá sobre Gênero, educação e sexualidades com a professora Claudia Ribeiro (UFLA), Rosângela Araújo (PPCS-UFPB/Doutoranda), Lígia Luís de Freitas (CPPM/PMJP) e Maria Eulina Carvalho (CE/UFPB) (Coordenadora).

A terceira mesa redonda discutirá sobre Gênero, saúde e direitos reprodutivos co ma professora Dagmar Estermann Meyer (GEERGE-UFRGS, GT 23-ANPED), Idalina Maria Freitas Lima Santiago (UEPB), Stela Queiroga (BEMFAM), Rosana de Lucena (Rede Feminista de Saúde, Gerência de Saúde da Mulher/SMS/PMJP) e Ana Elvira Steinbach Silva Raposo (CE/UFPB).

A quarta mesa do dia 5 de março tratará sobre Gênero, etnia e identidade e contará com a presença das professoras: Ivonildes Fonseca (UEPB), Solange Rocha (CCHLA/UFPB), Ana Paula Romão (Doutoranda-PPGE/CE/UFPB), Alba Cleide Calado Wanderley (Doutoranda-PPGE/CE/UFPB) e Marilia Domingos (CE/UFPB).

Neste mesmo dia, na sala de audivisual, haverá exibição dos vídeos: Coragem Mulher (UFPB, 20 minutos), Um sonho impossível? (Video Escola, 9 minutos), Minha vida de João (Instituto Promundo, 20 minutos), Medo de quê? (Instituto Promundo, 10 minutos), Pra que time ele joga? (Governo Federal, 15 minutos), Homens (Lucia Caus e Bertrand Lira, 21 minutos), sob a coordenação do professor do curso de Jornalismo Bertrand Lira (CCHLA/UFPB).

COLÓQUIO DE ESTUDOS DE GÊNERO

O Colóquio de Estudos de Gênero terá início no dia 6 de março pela manhã e será coordenado pela professora do curso de Jornalismo da UFPB, Glória Rabay (NIPAM/UFPB), em que apresentará um mapa da produção acadêmica no Estado da Paraíba a partir do I Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais 2007. Contará ainda com as presenças dos professores Charliton Machado e Maria Lúcia da Silva Nunes (PPGE/CE/UFPB).

A finalidade deste Colóquio é apresentar pesquisas em andamento sobre a temática no Estado da Paraíba; estimular parcerias/colaborações e articular uma rede de estudiosas da temática; construir um catálogo de estudos e pesquisas em gêneros realizados no Estado.

Os inscritos no colóquio terão tempo (definido em função do número de inscritos) para se apresentarem e aos seus principais trabalhos passados e presentes pertinentes à temática.

Ainda no dia 6 de março, no turno da tarde, acontecerá a segunda roda de diálogos que debaterá sobre a “Diversidade sexual na escola”. Haverá exibição do filme de curta-metragem: Amanda e Monik (André Costa Pinto, 18 minutos) e contará com a participação de André Costa Pinto (Cineasta), Amanda Costa (Secretária de Cultura de Barra de São Miguel), Sílvio Gomes (participante do filme), Monik (participante do filme), Rogério Junqueira (INEP), Fernando Andrade (CE/UFPB), Fernanda Benvenutti (ASTRAPA), Adneuse Targino (Grupo Maria Quitéria), Luciano Bezerra Vieira (Movimento do Espírito Lilás – MEL) e Alcemir Freire (Movimento do Espírito Lilás – Mel, Estudante de Pedagogia/UFPB).

Adriana Crisanto
Repórter
adrianacrisanto.pb@diariosassociados.com.br
adrianacrisanto@gmail.com
Fotos: Divulgação