Programa Ciranda Curricular promove novas oficinas neste final de semana


O público que visitar neste final de semana a Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, localizada na avenida João Cirilo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco poderá participar das oficinas de recreação, quadrinização, contação de histórias e música. No sábado (25) serão ministradas as oficinas de recreação e quadrinização e no domingo (26) as oficinas de Contação de Histórias e Música. Todas as atividades acontecem na Sala de Práticas Educacionais, a partir das 10h00, com os arte-educadores: Edson Nascimento, Hausman Santos, José Carlos e Raimundo Severino, ambos do Ciranda Curricular, um programa de arte-educação e inclusão que busca criar na escola um espaço de interação entre toda a comunidade. As experimentações são gratuitas para as todas as idades. Não é necessário inscrição prévia.

“As oficinas do Programa Ciranda Curricular que também são oferecidas durante a semana, além do caráter educacional e lúdico, objetivam incluir socialmente pessoas de todas as idades com conhecimentos diversificados num mesmo ambiente e por esses aspectos estamos obtendo ótimos resultados”, explicou a Coordenadora de Gestão Educacional da Estação, Cássia Freitas.

OFICINAS – A Oficina de Recreação resgata brincadeiras antigas, cantigas de roda etc. Atua no sentido da socialização dos participantes e principalmente das crianças. É uma oficina basicamente de muito divertimento e descontração. O ministrante da oficina de recreação, Edson Nascimento, explicou que a oficina de recreação trabalha com aspecto lúdico que envolve as emoções, relembram brincadeiras do passado, desenhos, jogos educativos, músicas que faz com que desperte nos participantes a imaginação sejam eles vindos de escolas, turistas ou visitantes que passam pela Estação.

A oficina de Quadrinização é oferecida para qualquer pessoa que pode vivenciar também uma incrível experiência. A arte dos quadrinhos agrega além da ludicidade, a oportunidade de promover o desenvolvimento de várias competências relacionadas à criatividade, a lógica, a percepção, além da relação próxima com a construção de processos informais de leitura e escrita determinantes para o sucesso da escolaridade formal.

Na oficina o instrutor usará as técnicas da perspectiva anatômica, noções de desenho, mostrará como se produz uma tirinha, como se constrói um layout, um store board e um fanzine. A oficina de Contação de Histórias, por sua vez, objetiva estimular a imaginação das crianças e também adultos. Cada participante através das dinâmicas realizadas na referida oficina poderá criar e tornar-se personagem de qualquer estória.

Música (violão) - O participante tem o acompanhamento de um músico e aprende noções básicas das setes notas musicais (dó, re, mi, fá, só, la, si , dó). Alguns participantes ao ouvir o tom, os acordes do violão sentem afinidade com o instrumento e conseguem identificar as notas básicas com facilidade.

PROGRAMA - O Ciranda Curricular é um programa de arte-educação e inclusão que busca criar na escola um espaço de interação entre toda a comunidade. As atividades acontecem aos sábados através de oficinas artísticas, educativas e profissionalizantes que são ofertadas para estudantes, familiares e comunidade em geral. Não há qualquer restrição no que diz respeito à faixa etária, sexo, etnia, credo e escolaridade.

O programa está na Estação Cabo Branco há cerca de um ano e tem atraído pessoas de várias idades e movimentado bastante a casa nos dias semana e nos finais de semana. A todo o momento os oficineiros (com são chamados as pessoas que ministram as oficinas) estão circulando pela Estação convidando os visitantes a participarem das oficinas na sala de práticas educacionais.

A programação não pára por ai. No próximo mês tem mais. No sábado dia 01 de agosto, haverá oficina de Percussão Corpórea com arte-educador Hausman Santos. Na oficina o instrutor usará as técnicas da perspectiva anatômica, noções de desenho, mostrará como se produz uma tirinha, como se constrói um layout, um store board e um fanzine.

A Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes funciona de terça a sexta no horário de 9h00 às 17h00. No sábado e domingo as atividades começam as 10h00 e se estendem até as 18h00. Maiores informações para participar das oficinas do Ciranda Curricular, através do fone 3214.8303 ou pelo email.ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br

SERVIÇO:
Programa Ciranda Curricular
Oficinas de Recreação, Contação de Histórias e Música
Sábado (25) e Domingo (26)
Hora: 10h00
Local: Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes
Informações: 83.3214.8303.