Bastidores da Aeronaútica Europeia


São 24 imagens de autoria do
fotógrafo Antonie Gonin


Prossegue até o dia 29 de setembro na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes a exposição “Bastidores da Aeronaútica Européia”, com fotografias de Antonie Gonin. A Estação Cabo Branco está localizada na Avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco.

A exposição Bastidores da Aeronaútica Européia faz parte dos eventos alusivos as comemorações do Ano da França no Brasil e é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Aliança Francesa e Estação Cabo. A mostra contará com 24 fotografias tiradas pelo fotógrafo profissional Antonie Gonin, especialista em fotografias industriais e publicitárias de aviões. A mostra oferece uma visão espetacular da tecnologia desenvolvida pelo grupo European Aeronautic Defence & Space Company (EADS). Antoine Gonin percorreu a Europa para a realização destas fotografias que representam os principais setores de atividades da EADS.

Gonin nasceu no ano de 1951, Gonin se especializou, após os estudos de fotografia, em imagem industrial e publicitária. Por anos a fio ele soube capturar imagens espetaculares, quer se tratasse do maior avião de passageiros do mundo, de supercondutores ou de aviões em túnel de vento. Ele sabia valorizar os aspectos espetaculares da tecnologia, graças a um senso perfeito da composição e a um talento raro para jogar com a iluminação.

A EADS é uma empresa líder mundial em aeronáutica. Foi criada em julho de 2000 pela fusão da Aerospaciale Matra S.A. (França), da Construcciones Aeronáuticas S.A. (Espanha) e da Daimler Chrysler Aerospace AG (Alemanha). A EADS se associou ao desenvolvimento científico e tecnológico das empresas associadas mundialmente, assim como às universidades e laboratórios dos países com os quais o grupo desenvolve uma atividade industrial.

A EADS registrou em 2005 um volume de negócios de 34,2 bilhões de euros e empregou cerca de 113.000 pessoas em todo o mundo. O Grupo EADS inclui a construtora de aviões Airbus, a maior produtora mundial de helicópteros, Eurocopter e o empreendimento conjunto MBDA, líder mundial no setor de mísseis. A EADS é igualmente a sócia majoritária do consórcio Eurofighter, a empreiteira principal do lançador do Ariane, a arquiteta do avião de transporte militar A400M e a maior sócia industrial do sistema de navegação por satélite europeu, Galileu.

Após sua criação, a EADS viveu formidáveis transformações, que permitiram à empresa determinar sua liderança tecnológica nos aviões de transporte civil bem como na indústria espacial e de defesa. Mas isto é meramente uma etapa suplementar para a EADS, na busca incessante de inovações a serviço de seus clientes. A indústria aeroespacial deve investir maciçamente e de forma contínua na pesquisa tecnológica para preparar o futuro. Os produtos se destinam a permanecerem operacionais durante decênios. Em nível mundial, a EADS é a empresa do setor aeronáutico/espacial/de defesa que mais investiu com seus próprios fundos em pesquisa e desenvolvimento: 2,1 bilhões de euros em 2005.

SERVIÇO: BASTIDORES DA AERONÁUTICA EUROPEIA
Período: 11 de setembro até 29 de setembro de 2009
Local: Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes - Avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco.
Fone: 83. 3214.8303
Informações: www.eads.com
antoine.gonin@wanadoo.fr