Semana Municipal de Ciência e Tecnologia acontece na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes

O evento este ano tem como
tema “Ciência no Brasil”



A VI Semana Municipal da Ciência e Tecnologia (SMUCIT) acontecerá em João Pessoa, no período de 29 de setembro a 2 de outubro, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada na Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco. O evento, que tem como tema “Ciência no Brasil”, será constituído por apresentação de trabalhos de conclusão de curso das estações digitais e a palestras versando sobre a temática.

A abertura será nesta terça-feira (dia 29 de setembro), a partir das 14h00, no auditório da Estação. A programação do dia conta ainda com a palestra “A Ciência no Brasil”, com o professor Doutor Valdir Bezerra, às 15h30 tem início às apresentações das estações digitais.

Na quarta-feira, dia 30 de setembro, os professores Doutor Zaqueu Ernesto e Carlos Antônio Cabral, ministram palestra “Alternativas Energéticas para a Paraíba” seguida das apresentações das estações digitais. No dia 1 de outubro acontecerá a palestra intitulada “Beleza e Assimetrias no Universo” proferida pelo professor Doutor Dionísio Bazeia. O evento se encerra no dia 2 de outubro com novas apresentações das Estações Digitais e solenidade de entrega dos certificados das estações.

Todas as pessoas podem participar das atividades da Semana Municipal da Ciência e Tecnologia, que está inserida no programa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em várias partes do país no período de 19 a 25 de outubro de 2009. A Semana Nacional existe no Brasil desde 2004 e tem alcançado êxito com uma participação crescente a cada ano de pessoas e instituições de pesquisa e ensino. No ano passado foram realizadas cerca 11.000 atividades em 450 municípios.

O secretário adjunto da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, disse que a semana pode ser um momento de descoberta de talentos e vocações para a ciência. Talentos e vocações que requisitam uma dinâmica depotencialização e esta se inicia na educação formal. Ciência, Tecnologia e Inovação são vistos com um tripé essencial para o desenvolvimento humano. O desenvolvimento científico está intimamente ligado com a educação formal. É na escola, segundo ele, onde aprendemos a fazer ciência.

“A Semana Nacional de C&T é uma oportunidade impar da sociedade, em particular para a juventude em idade escolar, ter alguns momentos de formação para as ciências com efeitos diretos sobre o processo educacional”, acrescentou Rubens Freire.

A SMCT tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida dos cidadãos e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.


SERVIÇO:
VI SEMANA MUNICIPAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SMUCIT)
Tema: Ciência no Brasil
Período: 29 de setembro a 2 de outubro de 2009
Local: Auditório Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes - Avenida João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco.
Entrada aberta ao público.
Fone: 83. 3214. 8303 - 3214.8270 - 8802-3255

Email: fabath-ecartes@joaopessoa.pb.gov.br