Projeto Arraiá da Estação


Quadrilha CANGACEIROS DO SERTÃO se apresenta no ARRAIÁ DA ESTAÇÃO neste sábado

O projeto Arraiá da Estação apresenta duas novas atrações neste sábado (19). Trata-se da apresentação da Quadrilha Cangaceiros do Sertão, a partir das 16h00, no anfiteatro da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes (ECARTES), localizada na Avenida João Cirillo da Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco. A entrada é aberta ao público.

Cangaceiros do Sertão surgiu no Bairro dos Estados, bairro de classe média alta da cidade de João Pessoa, com o propósito de resgatar adolescentes da periferia da situação de risco social em que se encontram. Nestes 16 anos de existência participou de vários eventos e fez muitas apresentações pelo Nordeste. O grupo recebeu vários prêmios, a exemplo de Melhor Quadrilha Junina em Natal (RN), Melhor Quadrilha, da série D, do Festival de Quadrilha Junina de Pernambucano e no Pará como Melhor Grupo Folclórico.

Atualmente é presidida pelo quadrilheiro Ginaldo José da Silva e possui 40 integrantes. Neste ano eles se apresentam no Festival de Quadrilhas promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o tema “Casamento em São João é tradição! Vamos dançar na Cangaceiros do Sertão”. Nesta apresentação de sábado na Estação eles apresentam um pouco do que vai acontecer no Festival de Quadrilhas no centro histórico da cidade.

A quadrilha Cangaceiro do Sertão vem acompanha do grupo Alegria do Forró que tocará o melhor do forró pé de serra do Nordeste. O grupo é composto por Roseno (zabumba), Naldinho (triângulo) e Francisco Cândido de Souza na sanfona. O grupo está na estrada há 10 anos sempre tocando bastante pelo sertão e em eventos juninos do nordeste.

PROJETO ARRAIÁ DA ESTAÇÃO – O projeto é uma iniciativa da Divisão de Programas e Atividades e Gestão Educacional da Estação Cabo Branco. A primeira edição aconteceu no passado e o sucesso foi tanto que circulou pela Estação Cabo Branco mais de 900 visitantes para assistir a apresentação das quadrilhas. O evento é realizado em seis dias do mês de junho.

O objetivo do projeto é articular iniciativas na área de cultura a fim de garantir a construção da cidadania plena às crianças e jovens do município bem como promover a divulgação da tradição deste grande festejo por meio da inserção da influência brasileira que pode ser percebida nos costumes.

Já passaram pelo Arraiá da Estação a quadrilha junina Sacode a Poeira e o trio Raízes Nordestinas, a quadrilha João Tota e o trio Bota pra Gerar e ainda estão programadas as apresentações das quadrilhas: Flor do Sertão e o grupo Marluce Forrozeira (dia 26), Quadrilha Chã de Cutia e o trio de forró Xamego Quente (dia 27) e para finalizar a quadrilha Tico Show e o Trio de Forró Ritmo Nordestino (dia 29).

SERVIÇO:
PROJETO ARRAIÁ DA ESTAÇÃO
Apresentação da quadrilha CANGACEIROS DO SERTÃO E O GRUPO ALEGRIA DO FORRÓ
Sábado (19)
Hora: 16h00
Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte – Av. João Cirilo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco.
Entrada: Gratuita
Informações: 3214.8303/8270
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br