DIA DOS PAIS é na Estação Cabo Branco com a Orquestra de Violões da Paraíba


Uma excelente opção de lazer para o dia dos pais é o concerto da Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) neste domingo (8), às 17h00, no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes (ECARTES), localizada na Avenida João Cirillo da Silva, s/n, Altiplano. A entrada é aberta ao público.

No concerto deste sábado eles apresentam doze composições, com frevos, marchinhas, forró, baião, valsa e chorinho de compositores brasileiros e nordestinos. Entre elas estão incluídas as canções: Marcará II, uma composição de Erivan Araújo, No Forró do Zé Doidiça (Rogério Borges), Ponteio (Edu Lobo e Capinam), Melodia Sentimental (Heitor Villa Lobos), Eu, Tu e Ele (José Ilton Nunes), Carinhoso (Pixinguinha), Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo), Frevo dos Oito Erros (Cyran Costa), Valsa Sem Nome (Baden Powel), Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha) e outras. Os arranjos das canções foram construídos pelos musicistas Rogério Borges, Gladson Carvalho, Cyran Costa e Marcelo Fernandes.

Regida atualmente pela maestrina Carla Santos e Cyran Costa, a orquestra foi criada em maio de 1922, pelo maestro Gladson Carvalho. Passou alguns anos sem realizar apresentações, mas, no ano de 1997 retornou as atividades sob o comando da professora Carla Santos. A grande reestréia aconteceu em novembro de 2007 superlotando as casas de espetáculo por onde passaram.
Com cinco CD´s lançados (1993, 1994, 1996, 1997, 2008) a Orquestra de Violões da Paraíba vem encantando o público nas apresentações. Hoje ela é composta por 14 integrantes fixos distribuídos em quatro naipes de violões e sete músicos convidados que fazem a voz, percussão, baixo, acordeon, flauta e bateria.

No ano de 2008, em parceria com a Rádio Tabajara FM (105,5), produziram o programa “Canto das Cordas”, em que interpretavam obras de vários compositores nacionais e internacionais.

REGENTES:

CARLA SANTOS - Regente titular – Doutora em Música e Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação Musical pela Campbellsvile University. Atuou como professora substituta do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Instituto Estadual de Música Waldemar de Almeida, em Natal (RN), e Escola de Música Anthenor Navarro em João Pessoa (PB). Foi regente do Coral Infantil do Estado da Paraíba. Diretora e idealizadora do Projeto “Musicalizar é Viver”. Estudou regência com os professores Carlyne Waiss, Emílio César de Carvalho e Dr. Robert Gaddis (USA). Integrou a Orquestra de Violões da Paraíba durante seis anos, desde sua criação, com a qual gravou dois cds. Foi integrante do Quarteto de Violões da Paraíba.

CYRAN COSTA - Regente Assistente - Mestre em música pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Bacharel em violão pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisador na área de educação musical e musicologia histórica. Atuou como professor substituto no Bacharelado e Curso Técnico da Escola de Música da UFRN e participou, em 2006, da organização do XV Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). Lecionou no Curso Técnico em Música do antigo CEFET/PB e na Escola de Música Antenor Navarro (EMAN), onde desenvolve trabalho (regente assistente) com a orquestra de violões criada nesta escola. Realiza concertos de música flamenca, além de compor trilhas sonoras para peças teatrais e cinema. Foi integrante da Orquestra de Violões da Paraíba. Foi integrante do quarteto de violões da Paraíba.

ROGÉRIO BORGES – Diretor Musical - Bacharel em Trompete pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Música pela Campbellsville University, no campus de Recife (PE). Estudou composição com os professores José Alberto Kaplan, Eli-Eri Moura, José Orlando e arranjo com Ian Guest e Adail Fernandes. Como compositor, escreveu várias peças para orquestra sinfônica, quinteto de metais, quarteto de trombones, bandas de música, e demais formações, tendo diversas de suas obras sinfônicas executadas por orquestras nordestinas, como a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra Infanto-Juvenil da Universidade Federal da Paraíba e Orquestra de Violões da Paraíba. Escreveu arranjos para os Concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba com os cantores: Ângela Rô Ro, Fafá de Belém, Arnaldo Antunes, Genival Lacerda, Flavio José, Alcione e grupo Detonautas. Diversas de suas obras camerísticas foram gravadas por grupos como o Quinteto Brassil, Quarteto de Trombones da Paraíba, Camerata Brasílica, Orquestra Arte Mulher, Orquestra de Violões da Paraíba entre e outros. Professor substituto do IFPB, Regente Assistente da Banda Municipal 5 de Agosto da cidade de João Pessoa, Regente, Diretor e Arranjador da Orquestra Parahyba Pop e Professor de Trompete da Escola de Música Antenor Navarro do Estado da Paraíba.

SERVIÇO: ORQUESTRA DE VIOLÕES DA PARAÍBA
Domingo (8)
Hora: 17h00
Local: Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte – Av. João Cirilo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco.
Entrada: Gratuita
Informações: 3214.8303/8270
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br