O que quer o que pode essa língua?


Perspectiva Social e Histórica da Nova Ortografia do Brasil agora em livro de bolso

Dentro de uma perspectiva social e histórica sobre a nova ortografia do Brasil o professor universitário Jorge Fernando Hermida e a professora de Letras Noeli Salete Sorgatto acabam de lançar, pela editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o livro “Nova Ortografia do Brasil e países de língua portuguesa: perspectiva social e histórica” (João Pessoa, 134p, 2011.R$ 15,00).

A publicação não traz apenas as principais mudanças na língua portuguesa brasileira, mas, dentre outros aspectos, apresenta uma cronologia dos principais acordos ortográficos, uma síntese da história das línguas no mundo e breve história da língua portuguesa. Com algumas ilustrações o livro de bolso apresenta também um pouco de filosofia e mostra de forma humorada e divertida as curiosidades do português de Portugal e do Brasil.

O livro traz ainda uma lista com os idiomas das tribos indígenas brasileiras ameaçadas. “Das 1.200 línguas faladas do país antes da chegada dos conquistadores portugueses restaram apenas 181. Essa rica diversidade está desaparecendo do país. Isso é preocupante”, alertou o professor Jorge Fernando Hermida.

Outra preocupação dos autores é em como fazer com que os conteúdos vinculados a reforma ortográfica possam chegar a todas as pessoas, principalmente, em um país como o Brasil que detém hoje uma taxa de analfabetismo que oscila entre 10 a 12% do total da população.

Redigido em uma linguagem simples e didática o livro “Nova ortografia do Brasil e países de língua portuguesa: perspectiva social e histórica” está estruturado em 10 capítulos e procura tratar do assunto de forma interdisciplinar. “Este ordenamento permite que os leitores, em especial os pais, estudantes e professores, fiquem livres para selecionar os métodos, os conteúdos e as técnicas mais adequadas para apoiar-se na temática e posteriormente socializá-la”, esclareceu o professor Jorge Fernando Hermida.

A capa do livro traz uma ilustração do mapa mundi do século passado envelhecido, como num pergaminho, e mostra a ligação, a teia, a rede social que um idioma de um país pode alcançar, mostrando até onde os signos linguísticos podem chegar, podem fazer para se comunicar.

O livro disponibiliza um anexo com a versão oficial do Acordo Ortográfico de 1990 e lei publicada no Diário Oficial da União em 2008. “Esperamos que os documentos oficiais sejam material de consulta para os pesquisadores que queiram aprofundar sobre o tema”, concluiu Hermida.

SOBRE OS AUTORES:

JORGE FERNANDO HERMIDA – É natural de Montevidéu (República do Uruguai), naturalizado brasileiro a mais de 20 anos. Doutor em Filosofia, História e Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), Pós-Doutor em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente é professor nos Departamentos de Educação Física, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) e professor do curso de pedagogia à distância (EAD) da UFPB. É coordenador e líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer da Paraíba (LEPEL/PB). Tem vários livros publicados pela editora universitária da UFPB. Entre eles: Educação Infantil – Políticas e Fundamentos (3ª edição), Educação Física: Conhecimento e Saber Escolar, A Reforma Educacional no Brasil, Educação na Era FHC, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Formação de Professores, Educação Infantil – Experiências e Vivências no Nordeste do Brasil. Um dos livros que organizou Educação Infantil – Políticas e Fundamentos foi adotado no Timor Leste (país que recentemente adotou a língua portuguesa como idioma oficial).

NOELI SALETE SORGATTO – Natural de Santa Catarina. Mestre em Educação pela FURB, graduada em Letras pela FACEPAL (PR). Experiência docente em educação pública e privada. Planejou e implantou a Escola de Educação Infantil Básica da Unidavi (SC). Atualmente residindo na Paraíba, em Cabedelo (PB). É professora mediadora do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal da Paraíba (EAD/UFPB).

SERVIÇO:

LANÇAMENTO: NOVA ORTOGRAFIA DO BRASIL E PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA SOCIAL E HISTÓRICA

Autores: Jorge Fernando Hermida e Noeli Salete Sorgatto

Editora Universitária

Ano: 2011

134 páginas

Preço: R$ 15,00.