Robô Dinossauro de 10 metros foi instalado na Estação Cabo Branco


Um robô dinossauro de aproximadamente 10 metros foi instalado na base da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano, no início desta tarde. O robô será uma das atrações deste sábado (11) da V Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento acontecerá durante todo o dia e promete atrair um grande número de pessoas.

O dinossauro foi idealizado e construído pelos estudantes do curso especial de robótica do Colégio Pio XI de João Pessoa. O robô dinossauro é da família do “tiranossauro rex”. Possui uma base de metal, com grande calda e todo revestido em espuma.

A concepção estética é do artista plástico Adriano Bezerra. O tiranossauro rex emite som, mexe a cabeça e acende luzes dos olhos. Os estudantes e construtores do tiranossauro têm em média de 7 a 10 anos de idade e estão cursando o ensino médio no Colégio Pio XI.

O professor de tecnologia de informática (TI), José Leonardo Tavares, disse que a finalidade deste trabalho com os alunos do Pio XI é de promover a interdisciplinaridade. “Antes de construir os alunos pesquisaram na internet, aplicaram os conhecimentos da física, matemática e da química que aprenderam em outras disciplinas na própria escola”, comentou.

A V Olimpíada Brasileira de Robótica será aberta oficialmente neste sábado (11), às 9h, com palavras de boas vindas aos participantes pela equipe da OBR, vinda especial para este evento na Paraíba, em que fará a leitura pública das regras da competição. Em seguida haverá a demonstração de como será o processo de arbitragem e divulgação dos resultados. Na sequencia, são preparadas as arenas de competição, sorteio das equipes e dos juízes das partidas.

Serão três rodadas em que participam todas as equipes. A primeira rodada tem início às 10h com as 47 equipes do ensino fundamental e cinco equipes do ensino médio e técnico, valendo neste caso a maior nota que será exibida no placar eletrônico instalado nas quatro arenas montadas para a competição.

A segunda rodada será a tarde, às 13h00. A terceira rodada tem início às 15h00, com o mesmo procedimento da primeira, em que passa a valer a maior nota das três rodadas. Às 17h o organizador local conduzirá a cerimônia de premiação das equipes.

O coordenador da Olimpíada na Paraíba, Fagner Ribeiro, disse que se inscreveram 47 equipes do nível I e 5 equipes do nível II. “Isso foi uma grande surpresa para nós, pois no ano passado a Paraíba teve um dos menores números de participantes”, comentou. A final será em São João Del Rei (MG), no período de 18 a 21 de setembro.

O evento é uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Prefeitura Municipal de João Pessoa e Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. A entrada é gratuita, pública e sem fins lucrativos destinada a despertar o interesse de alunos e professores por ciência e tecnologia com foco principal na robótica para inclusão tecnológica.

A ORB faz parte das olimpíadas científica que promovem olimpíadas de matemática, física, história do Brasil, química, astronomia e astronáutica. O evento tem o objetivo de atuar como instrumento para melhoria do ensino fundamental e médio, bem como identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas.

O coordenador local, representando a Paraíba, Fagner Ribeiro, disse ainda que a olimpíada vai dar visibilidade a Estação por ser pioneira, no Estado, em sediar um evento dessa natureza e de grande importância para incentivar os estudantes estimulando-os a carreira técnico-científica. Mais informações no endereço eletrônico www.obr.org.br ou pelos telefones 3214.8303/8270 ou pelo email fagnertrabalho@bol.com.br

SERVIÇO: V OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
Sábado (11 de junho)
Hora: 9h
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano