Segunda edição da obra sobre a REFORMA EDUCACIONAL NO BRASIL acaba de ser reeditada



Devido ao sucesso de vendas acaba de ser lançada a segunda edição do livro “A Reforma Educacional no Brasil – Processos legislativos, projetos em conflitos e sujeitos históricos”, (Editora UFPB, 2012), de autoria do professor Jorge Fernando Hermida.

A edição, revisada e ampliada, consiste em um estudo teórico-descritivo e tem como objetivo conhecer e compreender, de forma ampla, a política educacional do Brasil, entre os anos de 1988 e 2001, considerando seu desenvolvimento do ponto da vista da história. A publicação é resultado de pesquisas da tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) e foi editada pela Editora Universitária da UFPB.

Em “A Reforma Educacional no Brasil”, o autor levanta dados relevantes para compreender a reforma educacional brasileira. O estudo é abrangente e complexo uma vez que envolve questões relacionadas às normas jurídicas, que estão indicadas no anexo no final do livro. São pareceres, portarias aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação (Mec). Embora apresente dados de 2001, a pesquisa é atual, uma vez que os conflitos para se obter uma reforma educacional séria e verdadeira no país passa longe do desejo dos brasileiros.

A obra ganhou nova roupagem, com capa preta e uma fotografia da época medieval que remete ao tipo de construção que fazia da educação, e o acréscimo de comentários com dois prefácios explicativos. “Nunca pensei que um livro meu tivesse que ser reeditado pela procura, ainda mais eu que sou estrangeiro”, comentou surpreso o professor Jorge Fernando Hermida.

O estudo se encerrou em 2001 devido à aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), ou Lei no 10.172, que dentre outras coisas aprova o plano nacional de educação e dá providências. “Este fato foi reconhecido tanto pelas autoridades educativas nacionais como também pelas numerosas associações de professores, estudantes e sindicatos vinculados ao campo da educação, que historicamente, localizam-se na oposição política do processo de reformas, em especial depois que Fernando Henrique Cardoso chegou ao governo”, disse Hermida, natural da República Oriental do Uruguai, que parece conhecer muito mais da realidade política educacional brasileira do que os educadores brasileiros.

O professor Ramos Barbosa é outro admirador do trabalho do professor Jorge Fernando Hermida. “O trabalho é didático, possui uma linguagem fácil, agradável, com extrema qualidade”, comentou Barbosa.

A publicação vem disposta em três capítulos em que fala, dentre outros assuntos, sobre o primeiro momento da reforma educacional no Brasil e seus antecedentes históricos, além de comentar sobre as propostas, seus mentores e os processos legislativos. Permite ainda identificar uma série de contradições que elucidaram os pressupostos e a concepção teórica do projeto do poder executivo para a educação nacional.

Um dos assuntos polêmicos do livro diz respeito ao papel do partido dos trabalhadores, na atual conjuntura, quando apoiava os sujeitos coletivos populares contra a proposta neoliberal de reforma educacional se portavam de uma maneira, e que ainda continua mantendo vigente a política educacional aprovada nos governos anteriores.

Na opinião do professor, Silvio Sánches Gamboa, da Unicamp, que escreve o prefácio da obra, o livro contém novos elementos que responde a certas interrogações e vem para questionar se atual reforma em andamento poderá ser a manutenção de uma falácia com conseqüente aprofundamento das desigualdades.

O AUTOR - Jorge Fernando Hermida Aveiro é natural de Montevideu (Uruguai), com naturalidade brasileira a cerca de 20 anos. É professor do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e da Licenciatura em Pedagogia da Educação a Distância - Centro de Educação da UFPB. Membro do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Pós-doutorado no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca, Espanha (2009-2010). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer" do Estado da Paraíba (LEPELPB), do Departamento de Educação Física da UFPB, cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante na Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999, 2000 e 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Política Educacional, História da Educação e Educação Física.

SERVIÇO:
A REFORMA EDUCACIONAL NO BRASIL – Processos legislativos, projetos em conflito e sujeitos históricos
Autor: Jorge Fernando Hermida
Editora UFPB
2ª Ed. Revista e Ampliada

Texto de Adriana Crisanto Monteiro
Publicado e divulgado com autorização do autor.